Guarujá

Cineasta brasileira é destaque em Hollywood com documentário indicado ao Emmy


Gabriela Ono começou a criar seus próprios filmes em Santos, no litoral de São Paulo. Após realizar o sonho de trabalhar nos Estados Unidos, ela teve o trabalho indicado a um dos prêmios de maior prestígio do entretenimento norte-americano. Cineasta santista brilha em Hollywood e deseja levar cultura brasileira ao mundo
Arquivo Pessoal
Uma cineasta brasileira, de 28 anos, tem se destacado em Hollywood, nos Estados Unidos. Gabriela Ono teve o documentário ‘My Transparent Life’ indicado ao Emmy 2023, considerado um dos quatro maiores prêmios do entretenimento norte-americano, com Oscar, Grammy e Tonny.
O trabalho vai concorrer na categoria de Melhor Especial de Documentário ou Não-Ficção. Para a jovem, trata-se de um momento de satisfação e orgulho. “Estou feliz e cada vez mais certa da minha escolha profissional”.
Ao g1, ela contou que sempre foi apaixonada pela arte de contar histórias e começou a criar os próprios filmes aos 11 anos, em Santos, no litoral de São Paulo, onde morava com a família.
“Sempre gostei da magia da criação. Comecei ainda pequena a editar e montar as minhas histórias. Com isso, percebi que o cinema poderia ser uma profissão”, explicou.
Ainda no Ensino Médio, a jovem contou ter aprimorado os conhecimentos e começou a fazer trabalhos escolares com captação de imagens e vídeos. “Eu pensava em estudar nos Estados Unidos, lá é o topo do cinema, mas ainda não encontrava o caminho para conseguir. Eu fazia cursos básicos e nunca atingia a pontuação necessária para ser chamada”, contou.
A cineasta persistiu no sonho e em 2015 prestou vestibular em uma faculdade da capital paulista. Durante esse período, o curso fez uma parceria com a escola norte-americana New York Film Academy, que ofereceu descontos aos estudantes. “Não pensei duas vezes, fiz minha mala e fique 30 dias nos Estados Unidos”.
Após a experiência nos estúdios da Universal, a jovem diz ter tido a certeza de querer morar e trabalhar em Hollywood, nos EUA. “Foi incrível a experiência. Eu tinha certeza que lá seria o meu lugar. Voltei para o Brasil, terminei a faculdade e fui embora”, contou ela.
Santista conseguiu uma vaga para trabalhar em uma produtora de vídeo em Hollywood.
Arquivo Pessoal
Bilhete para Hollywood
Em 2017, Gabriela cursou mestrado em produção de televisão e desenvolveu o curta-metragem ‘Once Upon a Costume’, que foi indicado a um importante prêmio, o BAFTA Student Film.
Em destaque no mercado, ela conseguiu uma vaga para trabalhar em uma produtora de vídeo em Hollywood. “Esse prêmio é vitrine para quem está crescendo no cinema. Não fui selecionada entre os melhores, mas representei a escola em uma importante premiação”. explicou.
“My Transparent Life” no Emmy
Em 2022, Gabriela Ono lançou o documentário “My Transparent Life”, que foi indicado em julho deste ano para o Emmy. Ela contou que o trabalho conta a história de duas pessoas transgêneros, em Los Angeles, no começo das transições.
O espectador vai poder acompanhar os altos e baixos das personagens com famíliares e amigos. Além dos desafios com saúde mental e física.
Brasileira é destaque em produção de televisão em Hollywood
Arquivo Pessoal
Novos sonhos
A cineasta contou que ainda tem um outro sonho. Após conseguir o espaço dela dentro do cinema, ela pretende levar a cultura brasileira para o mundo. “Eu quero trazer assunto e a paisagem do Brasil para os Estados Unidos e mostrar a nossa variedade para outros países, através dos filmes “.
Segundo ela, os americanos ainda enxergam o Brasil como pessoas que só falam o idioma espanhol. “Quero dar espaço para as diferentes personalidades e variedade de culturas que a gente carrega. Nós temos muita história boa e trazer elas pra cá será maravilhoso”, explicou.
Cineata pretende levar a cultura brasileira para o mundo.
Arquivo Pessoal
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »