Tartaruga passa por cirurgia e ganha fixadores em nadadeira que foi quebrada por petrechos de pesca

Procedimento foi realizado para colocação de fixadores em uma nadadeira com fratura. Animal foi resgatado em Peruíbe (SP). Tartaruga resgatada com ferimentos de pesca passa por cirurgia no litoral de SP
Uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) passou por cirurgia para a colocação de fixadores em uma das nadadeiras, que foi fraturada por petrechos de pesca. O g1 teve acesso, nesta quinta-feira (10), a imagens do procedimento realizado no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos do Instituto Gremar, em Guarujá, no litoral de São Paulo (veja o vídeo acima).
O animal foi encontrado em Peruíbe, também no litoral paulista, em 16 de abril. Na ocasião, assim que deu entrada no instituto precisou amputar a nadadeira esquerda. A equipe, porém, já havia notado a fratura da nadadeira direita, que, em maio, ganhou suporte com os fixadores.
Os veterinários do Instituto Gremar avaliaram a cirurgia como necessária para dar chance de reabilitação ao animal, que se recupera bem do pós-cirúrgico.
Os pinos dos fixadores, de acordo com o Instituto Gremar, serão retirados, assim que a calcificação da fratura for confirmada. Em seguida, a tartaruga passará por sessões de fisioterapia até ficar apta para ser devolvida ao habitat natural.
Tartaruga passou por cirurgia em Guarujá (SP) devido à fratura na nadadeira
Instituto Gremar/Divulgação
As outras lesões do animal estão cicatrizadas e o quadro é considerado estável, pois a tartaruga está se alimentando espontaneamente e com apetite.
Segundo o Instituto Gremar, casos de tartarugas amputadas não são incomuns e a instituição tem registros de animais dessa espécie em vida livre nessa condição.
Projeto de Monitoramento de Praias
Animal se recuperou da cirurgia e deve passar por sessões de fisioterapia em Guarujá (SP)
Instituto Gremar/Divulgação
A ação é resultado do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.
A atividade é desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.
O projeto é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, entre São Vicente e Bertioga. Para acionar o serviço de resgate a animais vivos, debilitados ou mortos é necessário ligar: 0800-642-3341 ou (13) 99711-4120.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos