Guarujá

Programa de prevenção às drogas de Guarujá alcança 250 novos estudantes

Iniciativa da Prefeitura é direcionada ao 5° ano da rede municipal de ensino com palestras e material didático especial

O segundo semestre começou e, com ele, o Programa de Prevenção às Drogas e Violência (PPDV) continua em Guarujá. A iniciativa é da Prefeitura e alcança 250 pré-adolescentes do 5° ano, tratando ainda sobre bullying e como reagir a diversas situações, além do ambiente escolar.

As palestras foram retomadas na segunda-feira (7) e seguirão até o começo de novembro, sob a coordenação da Guarda Civil Municipal (GCM), em parceria com Secretaria Municipal de Educação (Seduc). No momento, as novas unidades contempladas são as escolas municipais Afonso Nunes e Professora Ivonete da Silva Câmara, ambas nos bairros Parque Estuário e Jardim Conceiçãozinha, em Vicente de Carvalho.

Na Escola Municipal Afonso Nunes, as seis salas do 5° ano somam 180 estudantes e as palestras de 50 minutos serão ministradas entre segunda e quinta-feira. Já na unidade Professora Ivonete da Silva Câmara, cerca de 70 alunos de duas turmas serão alcançados as quartas e sextas-feiras.

Uma novidade neste novo ciclo é a abordagem de temas que ultrapassam a alçada escolar. Isso porque, além do bullying, violência e drogas, estão sendo trabalhados mais três temas importantes para a formação dos estudantes: prevenção de acidentes domésticos, história da GCM e civismo.

De acordo com o GCM que coordena o programa nas salas de aula, Marcus Vinícius Ferreira de Oliveira, o conteúdo programático foi aprimorado. “Essa é uma estratégia para que as crianças fortaleçam o sentimento de pertencimento e saibam como evitar acidentes domésticos, já que muitas acabam ficando sozinhas em algum momento”, destaca o agente.

Mais atraente e dinâmico

O material didático também está diferente. Agora, há uma seção para que os alunos possam colorir a bandeira do Brasil, de Guarujá e o símbolo da GCM, além de questionários educativos ao final de cada módulo.

A professora da Escola Municipal Afonso Nunes, Jucimara Ramos, reforça a importância do programa. “Os alunos adoram a interação e ficam muito atentos, porque os guardas exploram o cotidiano. A mais recente orientação foi sobre as consequências que o cerol na linha da pipa pode causar”, elogia a educadora.

Todos estão aprendendo

Para a aluna de 11 anos, Mariana Galdinelly, a entrada dos GCMs na grade escolar está sendo muito boa. “Geralmente, nós fazemos somente lições e aprender coisas novas é muito legal. O material também tem coisas para pintar, o que deixa a aula mais criativa”, compartilha a menina.

Já Lucas Belém, também com 11 anos, conta que absorveu conhecimentos na primeira aula. “Agora sabemos o que fazer para evitar brigas e, se algo acontecer, nós devemos falar para a professora”. Ele diz ainda que está ansioso para interagir mais com os guardas.

The post Programa de prevenção às drogas de Guarujá alcança 250 novos estudantes first appeared on Prefeitura Municipal de Guarujá.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »