Mundo

Sobe para 80 o número de mortos após os incêndios na ilha de Maui, no Havaí


Esse se tornou o desastre natural mais mortífero do estado norte-americano. Em 1960, um tsunami atingiu a maior ilha do arquipélago vitimando 61 pessoas. Foto mostra cenário devastado e carbonizado de uma rua na ilha de Maui, no Havaí, em 10 de agosto de 2023
Departamento de Terras e Recursos Naturais do Havaí/Reprodução via REUTERS
Os incêndios que atingiram a ilha de Maui, no Havaí, já vitimaram 80 pessoas, disseram as autoridades neste sábado (12).
Com esse número, esse se tornou o desastre natural mais mortífero da história do Havaí. Anteriormente, em 1960, um tsunami atingiu a maior das ilhas do arquipélago e matou 61 pessoas.
O governador do estado, Josh Green, havia alertado anteriormente que o número de mortos provavelmente aumentaria à medida que as operações de busca e resgate continuassem.
Autoridades alertaram ainda que equipes de busca com cães farejadores podem encontrar mais mortos.
As chamas destruíram mais de 1 mil construções e fez com que milhares de pessoas deixassem suas casas.
Combinação de imagens de satélite fornecidas pela Maxar Technologies mostra vista geral de Lahaina, em Maui, Havaí, em 25 de junho de 2023, à esquerda, e uma vista geral da mesma área na quarta-feira, 9 de agosto, após incêndios florestais
Maxar Technologies via AP
O incêndio de Lahaina que se espalhou do mato para a cidade ainda estava queimando, mas 85% contido, disse o condado anteriormente.
A ilha tem sirenes de emergência destinadas a alertar sobre desastres naturais e outras ameaças, mas investigações ainda não confirmaram se elas soaram durante o incêndio.
O chefe dos bombeiros do condado de Maui, Bradford Ventura, disse em uma coletiva de imprensa na quinta-feira que a velocidade do incêndio tornou “quase impossível” para os socorristas da linha de frente se comunicarem com os funcionários de gerenciamento de emergência que normalmente forneceriam ordens de evacuação em tempo real.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »