Ave morre após comer bexigas de festa no litoral de SP
Animal morreu um dia após ser resgatado pelo Instituto Gremar na Praia da Boraceia, em Bertioga (SP). Necropsia identifica duas bexigas de festa em estômago de ave que morreu um dia após ser resgata em Bertioga, SP
Instituto Gremar/Divulgação
Uma ave da espécie grazina-delicada [Pterodroma mollis] morreu um dia após ser resgatada na praia da Boraceia, em Bertioga, no litoral de São Paulo. A necropsia apontou que o animal estava com duas bexigas no estômago, segundo o Instituto Gremar que realizou o exame.
De acordo com o Instituto, a ave não tinha alimento no estômago, que estava distendido [dilatado]. A bexiga, quando dentro do trato digestório do animal, atrapalha a alimentação podendo dar uma falsa sensação de saciedade por causa do resíduo.
A situação pode ter impedido a ave de se alimentar. O Instituto Gremar ressaltou que os balões de festa podem levar a uma séria obstrução, causando a morte do animal.
Resgate
O animal foi encontrado, em 9 de julho, com sinais de hipotermia [quando a temperatura do corpo se encontra abaixo dos 35°C], hipoglicemia [nível anormalmente baixo de glicose no sangue] e exaustão, sem conseguir alçar voo.
Após o resgate e avaliação inicial, a ave foi encaminhada ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, em Guarujá, para receber cuidados da equipe veterinária, mas não resistiu e faleceu no dia seguinte.
Ave foi resgatada na Praia da Boraceia, em Bertioga, mas morreu no dia seguinte
Instituto Gremar/Divulgação
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias