Tecnologia

Como fazer seu negócio bombar com vídeos na web: empresários influencers dão 10 dicas práticas


Além dos empreendedores, o g1 reuniu orientações de especialista do Sebrae e dos próprios Instagram e TikTok. Vídeos narrados e satisfatórios são chave para o sucesso; entenda. 5 dicas práticas para sua empresa bombar com vídeos na web
Além de empreendedores, influencers: donos de negócios estão se expondo nas redes sociais para divulgar seus serviços e atrair clientes.
O piscineiro Rhuan Félix contou ao g1 que saltou de cinco ou seis clientes fixos por semana para mais de 50 depois que os vídeos dele viralizaram na internet.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 no WhatsApp.
⚠️O grupo antigo será desativado. Mesmo que você já faça parte da nossa comunidade, é preciso se inscrever novamente.
Já a tosadora Marianny de Abreu é dona de um salão de beleza canino e atribui às redes sociais o crescimento tão rápido do negócio, que foi aberto há menos de um ano e, segundo ela, faz mais de 600 tosas no mês.
Mostrar o rosto, humanizar o conteúdo e conversar com seus seguidores são algumas das dicas para ter sucesso na internet, conta a mecânica Andreia Justos, dona de uma oficina em São Paulo e de perfis nas redes sociais com milhares de curtidas.
Empresários influencers dão 10 dicas práticas para bombar nas redes sociais
Arquivo pessoal
Além dos empreendedores, o g1 reuniu orientações da Janaína Camilo, especialista em Mercados e Transformação Digital do Sebrae, e dos próprios Instagram e TikTok.
? Veja abaixo 10 dicas práticas para fazer seu negócio bombar com vídeos na web.
1- Mostre o rosto
Deixe de lado os bancos de imagem e aposte em você. Humanizar os vídeos postados é importante para garantir visualizações nas redes sociais, afirma Janaína Camilo, do Sebrae.
“O dono do negócio precisa aparecer nos vídeos porque pessoas se conectam com pessoas, muito mais do que com imagens estáticas”, diz.
A mecânica Andreia Justos utiliza uma estratégia para montar os vídeos: “É a técnica ‘80/20’. Em 80% do tempo vou falar da minha profissão, mas, nos outros 20%, da vida pessoal. Vou mesclando para ter essa humanização do conteúdo. Mostro o sorvete que estou comendo, a música que estou escutando…”
O próprio TikTok orienta: “Esqueça a formalidade: aqui é vida real sem grandes firulas. Lembre-se que o conteúdo é o que realmente importa.”
2- Narre os vídeos
Para o piscineiro Rhuan Félix, começar a narrar os vídeos foi uma virada de chave, o que ajudou seu conteúdo a explodir na internet. Segundo ele, as pessoas gostam de entender como o serviço é feito, mesmo que não tenham a intenção de reproduzi-lo.
A narração também deu certo para a tosadora Marianny: “Eu descobri que o povo gostava muito do jeito que eu conversava, sou de Minas Gerais, aí comecei a fazer graça nos vídeos e contar a história dos cachorros. Muita gente que tinha cachorro e não era da área pet começou a chegar no meu perfil. Eram potenciais clientes dentro da plataforma.”
Ex-concurseira viraliza ao narrar gambiarras do pai na web: ‘Virou trabalho’
3- Invista no humor e em imagens satisfatórias
O humor está nos vídeos do salão de beleza canino da Mari, quando ela “conversa” com os cachorros e conta, de forma sincera, como eles chegaram para o banho e tosa: “embaraçados”, “fedendo a peixe”, com “bafo ninja” e “unha do Zé do Caixão”.
Também está no conteúdo do Rhuan, que compara as piscinas sujas com “lago de jacaré”, “gelatina de limão” e até “caldo verde de alguma festa junina”.
O influenciador explica a estratégia: “Eu tento sempre aplicar três passos ao fazer os vídeos: contar uma história, porque as pessoas estão sempre interessadas em boas histórias; aplicar um pouco de humor para a pessoa dar risada; e mostrar a satisfação do meu produto, que é a limpeza.”
Vídeos com mais repercussão mostram “antes e depois” de piscinas sujas
@rhuanfelix/Instagram/Reprodução
Segundo Rhuan, os posts do perfil dele que mais repercutem são os que mostram piscinas muito sujas, que precisam de uma aspiração intensa, mas ficam limpinhas ao final dos vídeos.
Os chamados conteúdos satisfatórios também geram cliques na página da mecânica Andreia: “As pessoas adoram ver os carros podres de sujeira, de graxa. Aí eu lavo e fica aquele ‘antes e depois’ perfeito. Também gostam de ver o carro destruído e sendo montado depois.”
4- Converse com seus seguidores
A interação com os seguidores “demonstra atenção, cuidado com o cliente e estreita o relacionamento”, afirma a especialista do Sebrae.
O piscineiro Rhuan segue a dica: “Tento sempre diversificar pedindo para eles comentarem alguma coisa. Faço brincadeiras, pergunto de qual estado estão me assistindo, se está fazendo sol lá… Isso faz com que as pessoas engajem comigo e alcanço mais público.”
Andreia Justos trabalha como mecânica em São Paulo (SP)
@andreiajustos/Instagram/Reprodução
Segundo a mecânica Andreia, essa interação também é uma forma de os próprios seguidores contarem o que eles querem ver nas suas redes sociais. E ela diz que já percebeu, na prática, a importância de envolver os clientes na criação de conteúdo: “Nos vídeos em que não peço opinião, tem bem menos comentários”.
Para a especialista Janaína Camilo, também vale a pena incentivar os seguidores a divulgarem seu conteúdo, porque as redes sociais distribuem melhor os vídeos que foram salvos ou compartilhados.
5- Faça vídeos curtos
As plataformas digitais também costumam divulgar mais os vídeos que atingem pelo menos 70% de retenção, ou seja, que mantêm os seguidores interessados pelo máximo de tempo possível, afirma a especialista Janaína Camilo.
E como um vídeo mais curto tem mais chances de ser visto até o final, a estratégia é “passar o recado no menor tempo possível”.
“Às vezes eu até divido os vídeos em parte 1 e parte 2, quando é bem interessante”, comenta o influenciador Rhuan Félix.
Influenciador Rhuan Félix posta vídeos de limpeza de piscinas nas redes sociais
@rhuanfelix/Instagram/Reprodução
6- Poste sempre!
“A constância educa o público. Ela faz com que você esteja presente no dia a dia do seu cliente e que você oriente ele a respeito daquele conteúdo que você compartilha”, ensina a profissional do Sebrae.
Por isso, a dica é postar vídeos frequentemente. Para o piscineiro Rhuan, “quando mais você posta, maior a chance de acertar o conteúdo”. E é importante adaptar a rotina do trabalho para incluir a gestão das redes sociais.
“É puxado, mas eu gosto de colocar sempre vídeos fresquinhos, em tempo real. Se eu demoro, meus seguidores me cobram, dizem que sumi, que não apareci mais”, conta a mecânica Andreia.
“Eu gosto de postar todo dia, então preciso produzir todo dia. Tenho um equipamento que segura meu celular, aí vou gravando pequenos vídeos conforme os clientes vão chegando. No final do dia, eu junto isso tudo em um aplicativo no próprio celular, faço um áudio com tudo que eu bolei na minha cabeça durante o dia e já posto em seguida”, relata a tosadora Marianny.
Pets após banho e tosa com a Marianny Cristina, que faz sucesso na web
@oimari7/Instagram/Reprodução
7- Varie o conteúdo, mas mantenha sua ‘marca’
Além de ter tempo para gravar e editar, a criatividade para fazer vídeos novos todos os dias pode ser um desafio. Uma orientação do TikTok é participar das ‘trends’, utilizando os formatos, áudios e movimentos que estão repercutindo na plataforma.
Outra dica é ressaltar as diferenças dos seus próprios produtos ou clientes, como a mecânica Andreia: “Eu mexo com carro mais antigo e mais novo, então mudam os componentes, a engenharia de um motor para o outro… Essa semana eu estou com um Camaro, então tem bastante curiosidade porque é um carro que não se vê todo dia.”
Mas, além de variar o conteúdo, os influenciadores ressaltam a importância de criar uma “marca”, ou seja, detalhes nos vídeos que façam os clientes e seguidores reconhecerem que ele é seu.
“As histórias acabam mudando porque são clientes diferentes, mas muita coisa é padrão nos meus vídeos porque a galera gosta. Se eu deixar de falar meu bordão no final, por exemplo, já reclamam”, comenta Rhuan, sobre os vídeos das piscinas.
Postou e foi dormir: o ator que viralizou da noite para o dia no TikTok com mapas ‘falantes’
8- Use hashtags
As hashtags são importantes na hora de divulgar o vídeo. A especialista Janaína Camilo orienta que elas devem ser relevantes e associadas ao segmento da empresa ou ao produto.
A estratégia funciona para o piscineiro Rhuan: “Os vídeos viralizam mais. Mesmo que a pessoa não veja no dia que eu postei, se ela pesquisar o assunto depois, o meu perfil acaba aparecendo para ela.”
O Instagram afirma que as hashtags também são um boa forma de obter inspiração. Basta pesquisar hashtags relacionadas ao segmento de sua marca para ver o que outras empresas estão postando.
Rhuan Félix soma milhares de seguidores no Instagram e TikTok
@rhuanfelix/Instagram/Reprodução
9- Diversifique as plataformas
Como grande parte da população utiliza as redes sociais para buscar produtos, serviços e marcas, é essencial que as empresas tenham presença digital na maior parte dessas plataformas, afirma Janaína Camilo, do Sebrae.
No entanto, é importante entender que cada rede social tem regras, ferramentas e públicos específicos, o que pode mudar a forma como os conteúdos são distribuídos.
“No TikTok, por exemplo, eu consigo postar vídeos de 3, 4 minutos. No Instagram, tem que ser vídeo de no máximo 1 minuto e meio para ser um reels que provavelmente viralizar. O shorts do YouTube tem só 60 segundos. Então quando gravar, tem que pensar nisso”, alerta a mecânica Andreia.
10- Dedique-se ao seu negócio
E se a ideia é usar as redes sociais para alavancar seu negócio, os produtos ou serviços que estão sendo oferecidos precisam ser bons de verdade. O que está sendo mostrado no vídeo precisa refletir a realidade, aconselha o piscineiro.
Eu trabalho dentro da casa das pessoas, então meu foco é entrar e fazer meu serviço. Vou filmar, mas minha maior atenção vai ser na limpeza. Quando eu chego na casa dos clientes, eles já esperam o resultado dos vídeos, então eu tenho essa responsabilidade de entregar uma piscina limpinha e ainda um reels bom.
Aprenda a ganhar dinheiro no TikTok:
Como ganhar dinheiro no TikTok? Programa Marketplace de Criadores é a dica
Como ganhar dinheiro no TikTok? Programa Criativo Beta paga por vídeos com mais de 1 min
Como ganhar dinheiro no TikTok? Conheça as modalidades Séries e Bônus
Como ganhar dinheiro no TikTok? Saiba como ganhar presentes virtuais em vídeo e lives

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »