Guarujá

Guarujá celebra Dia da Árvore com quase 12 mil exemplares cadastrados em aplicativo

Prefeitura e Unisanta elaboram inventário arbóreo a partir de ferramenta do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado

 A Prefeitura de Guarujá celebra o Dia da Árvore, neste 21 de setembro, com o cadastramento de 11.453 exemplares no aplicativo ArBio, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT/SP). A meta é a criação do Plano Municipal de Arborização Urbana. O levantamento é coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), em parceria com a Universidade Santa Cecília (Unisanta), para a elaboração do inventário arbóreo em vias públicas.

Diariamente, o aplicativo ArBio é abastecido com informações precisas. O software aponta o risco de queda das árvores, que simula o exemplar submetido a 12 velocidades de vento, indicando possibilidades de ruptura no solo. As atividades em campo são desempenhadas por universitários de Biologia que recebem bolsa auxílio de R$ 550,00, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).

Os dados consistem em espécie, tamanho, características do local de plantio (situação da calçada, presença de rede elétrica e outras) e estado fitossanitário, a chamada saúde da “chamada floresta urbana”. Alguns bairros que recebem os cadastros no momento são Guaiúba, Santa Rosa, Astúrias, Tombo, Centro, Santo Antônio, Pae Cará, Vila Alice e Parque Estuário.

Guarujá tem menor índice de quedas na Região]

Desde 2018, a Prefeitura de Guarujá investe na substituição de árvores com risco de queda, como a espécie ‘ficus’, proibida em vias públicas devido ao crescimento acelerado e histórico de danos às tubulações e calçadas. O trabalho rende à Cidade o menor índice de ocorrências na Baixada Santista.

Em caso de anormalidades estruturais em vias, calçadas ou imediações com árvores, a população deve acionar a Semam no número (13) 3308-7858, para uma visita técnica. Após a análise, todos os protocolos serão adotados.

Quase 50% do território protegido

Atualmente, Guarujá possui duas Áreas de Proteção Ambiental (APAs), as Serras do Guararu e de Santo Amaro, instituídas respectivamente em 2012 e 2021. Juntas, elas somam quase 50% de todo o território, e a primeira já teve, inclusive, o seu modelo de governança reconhecido mundialmente pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

The post Guarujá celebra Dia da Árvore com quase 12 mil exemplares cadastrados em aplicativo first appeared on Prefeitura Municipal de Guarujá.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »