Guarujá

Guarujá viraliza na web por formato de ‘dragão’ e google publica meme; entenda


Conta oficial do Google no Instagram publicou um ‘meme’ sobre a cidade de Guarujá, no litoral de São Paulo, parecer um dragão no mapa. Publicação teve interações de pessoas de todo o mundo. Tradução: “Como o Google Maps vê o Guarujá” (imagem à esquerda). “Como você vê o Guarujá” (à direita). “Procure a cidade “Guarujá” no Brasil, a ilha tem formato de dragão” (texto no centro)
Reprodução/Instagram
O formato de dragão da cidade de Guarujá, no litoral de São Paulo, no mapa chamou atenção de milhares de internautas ao redor do mundo após a conta oficial do Google Maps no Instagram publicar um meme sobre o assunto. (Veja a foto acima).
Um comentário do internauta Altair [perfil está como Altsider] foi o pontapé da discussão. Ele sugeriu ao Google Maps que procurasse “Guarujá” na plataforma para ver que a ilha tem o formato de um dragão.
Na publicação, à esquerda aparece o mapa da cidade e a frase: “Como o Google Maps vê o Guarujá”. Já à direita, a cidade ganhou contornos de um dragão e o texto: “Como você vê o Guarujá”.
Os comentários das publicações ficaram divididos entre internautas que não sabiam da existência e moradores de Guarujá (SP) indignados. Em nota, a administração municipal disse ter tido uma grata surpresa com o destaque mundial.
Veja a repercussão
O internauta Altair, responsável pelo comentário da população, disse: “Nossa bela ilha do dragão com 27 praias”. O Google Maps respondeu: “Estamos aqui para isso”
Em português, internauta diz: “Nossa bela ilha do dragão com 27 praias”. Google Maps responde: “Estamos aqui para isso”
Reprodução/Instagram
Outro internauta comentou que adoraria passar as férias em Guarujá (SP).
Em português, “Adoraria passar as férias lá”
Reprodução/Instagram
Nos comentários, algumas pessoas brincaram com o destaque mundial. “Guarujá está famoso, hein? Está até na página do Google Maps”.
Internautas da região adoraram o destaque mundial
Reprodução/Instagram
Moradores de Guarujá (SP) ficaram indignados que algumas pessoas não sabiam. “Quem mora aqui e não sabia dessa pode cair fora já”.
Moradores de Guarujá (SP) ficaram indignados que algumas pessoas não sabiam
Reprodução/Instagram
Apesar de ter o formato de um dragão, um internauta brincou com o fato da cidade ser conhecida como “Pérola do Atlântico”. O apelido foi dado e reconhecido internacionalmente na década de 70.
Em português, “Curiosidade: Guarujá é mais conhecida pelo apelido de Pérola do Atlântico
Reprodução/Instagram
Especialistas explicam
A professora de Cartografia Erika Tsukada explicou ao g1 que o formato do território de Guarujá (SP) é composto pelas pequenas ilhas da cidade. “Essa possibilidade de visualizar o dragão é uma forma criativa de ensinar alguns conceitos geográficos”.
À reportagem, o professor de Geografia e secretário adjunto de Comunicação e Relações Sociais da prefeitura da cidade, Leandro Bittencourt, afirmou que o fato é de conhecimento histórico e cultural dos moradores.
“As pessoas que moram na cauda do dragão, com todo respeito, no rabo do dragão, conhecem culturalmente isso há 80 anos […] Claro, em um ambiente de quase 300 mil habitantes, nem todos param para visualizar, mas a população da cauda e da cabeça conhece e fala popularmente”, disse.
Segundo o professor, as praias do Perequê, Branca, Preta, Iporanga e de São Pedro estão na região do “Rabo do Dragão”, como consta até em documentos oficiais divulgados pela prefeitura. Já na barriga, estão as praias de Pitangueiras e Enseada, a mais extensa da cidade com 5,6 Km.
Na cabeça do dragão estão o bairro Santa Cruz dos Navegantes e a travessia de balsas para Santos. Por fim, Vicente de Carvalho, distrito da cidade, está localizado nas costas.
‘Guarujá, da cabeça à cauda do dragão’
Em nota, a prefeitura informou que o imaginário do dragão, inclusive, é estimulado nas crianças pela rede municipal de ensino, com o projeto ‘Guarujá, da cabeça à cauda do dragão’. O intuito é apresentar as peculiaridades, despertar o sentimento de pertencimento e estimular a cidadania.
O g1 tentou contato com o internauta Altair [perfil mostra como Altsider], mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »