Guarujá

Altas temperaturas podem causar queimaduras e até perda das patas dos pets; saiba como evitar


Veterinária orienta o que pode ser feito em caso de queimaduras e os horários ideais para os passeios diários nos dias mais quentes. Veterinária de Santos orienta sobre cuidados com as patas dos pets na hora do passeios
Talyta Finoti
O cuidado com as patinhas dos animais deve ser uma das principais preocupações na hora de passear em dias de calor na primavera e no verão. As altas temperatura das calçadas e do asfalto podem causar danos aos pets.
O g1 conversou com a veterinária Talyta Finoti, que explicou que muitos donos de pet começaram a ter cuidados na hora de sair com os animais de casa, mas que as queimaduras ainda são um risco perigoso e que merecem atenção.
Segundo ela, as patas dos cachorros são tão sensíveis quanto a sola dos pés das pessoas e portanto, precisam ser protegidas. “O dano ao animal é muito grande. As feridas podem ser desde uma vermelhidão local até a perda completa da pele das patinhas”, explicou ela.
Verão e altas temperaturas na Baixada Santista podem causar queimaduras em pets
Instituto Viva Bichos
Hora do passeio
A veterinária disse ainda que o ideal são passeios bem no início da manhã e ao final da tarde, quando as temperaturas são mais amenas. Ainda segundo ela, no início da noite, após às 18h, é o horário mais garantido para que o pet tenha mais confortável.
“O passeio deverá ser, preferencialmente, antes das 8h ou após às 16h, quando a temperatura do solo já está leve”, contou Tatyla.
Além disso, após o passeio, a veterinária orienta que seja feito a limpeza das patas com água fresca para resfriar os membros dos animais.
Queimou, e agora?
A veterinária disse ainda que a queimadura pode atingir outras camadas da pele e quanto mais grave, mais demorado é o tratamento. “As patas são sensíveis, elas não suportam calor excessivo e apesar de serem muito resistente, elas têm seu limite. O calor e o asfalto são os inimigos número um”, contou.
Ela orientou ainda que os tutores devem evitar os diagnósticos caseiros, que podem comprometer o bem estar do animal. “Caso o animal sofra a queimadura, ele deve ser encaminhado a um serviço médico veterinário para tratamento adequado, com um especialista”, disse ela.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »