Tecnologia

Como era o aluguel de DVDs da Netflix, que durou 25 anos e só acabou nesta semana


Serviço alcançou 40 milhões de clientes e deu mais opções de filmes e séries para usuários num período em que o streaming ainda não era realidade. Netflix encerra serviço de DVDs após 25 anos
Divulgação/Netflix
A Netflix lançou em 1998 o aluguel de DVDs de filmes e séries em que os discos eram entregues na casa dos clientes. O serviço durou 25 anos, ajudou a empresa a se tornar gigante e só foi encerrado na última sexta-feira (29).
Em comunicado, a Netflix afirmou que o envio de DVDs ampliou o número de títulos disponíveis e deu aos usuários liberdade de ver o que quiserem numa época em que o streaming ainda não era uma realidade.
“Durante 25 anos, redefinimos a forma como as pessoas assistem a filmes e séries em casa e compartilhamos a emoção de abrir suas caixas de correio com nossos icônicos envelopes vermelhos”, disse a empresa.
O serviço nunca chegou ao Brasil, mas alcançou números expressivos, como estes apontados pela própria Netflix:
40 milhões de clientes únicos ao longo de 25 anos – a plataforma de streaming da empresa tem 238 milhões de assinantes;
Mais de 5,2 bilhões de DVDs entregues neste período;
Em 2011, 4,9 milhões de DVDs foram enviados em apenas um dia – recorde registrado pela empresa;
A companhia afirmou ainda que o primeiro filme enviado por correio foi a comédia “Os Fantasmas Se Divertem”, em 10 de março de 1998.
O mais alugado foi o drama “Um Sonho Possível”. O filme estrelado por Sandra Bullock conta a história de uma família branca que acolhe um menino negro sem-teto e foi lançado em 2009, quando o serviço de DVD estava no auge da popularidade.
Em abril, quando a decisão de interromper o aluguel de DVD foi anunciada, o co-CEO da Netflix, Ted Sarandos, disse que esses envios “mudaram a maneira como as pessoas consomem programas e filmes em casa e abriram caminho para a mudança ao streaming”.
O fundador da Netflix, Reed Hastings, disse muitas vezes que decidiu criar a companhia porque a locadora de filmes Blockbuster lhe cobrou US$ 40 (cerca de R$ 200) por conta de um atraso de seis semanas na devolução do filme “Apollo 13”.
Hastings teve a ideia de criar um serviço de DVD por correio baseado em assinatura, que permitisse ao cliente manter o filme ou a série pelo tempo que quisesse. Após assistir, o cliente poderia devolver o DVD por meio de um envelope pré-pago fornecido pela empresa.
LEIA TAMBÉM:
Saiba como fazer áudio do ‘zap’ virar texto
Conheça os maiores influenciadores do mundo
Entenda como funciona a cobrança pelo compartilhamento de senhas na Netflix
Patrick T. FALLON / AFP
Forbes divulga lista dos maiores influenciadores do mundo em 2023

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »