Tecnologia

Live NPC: como tiktokers estão lucrando com essa tendência?

NPC significa um personagem não jogável em um videogame. Eles oferecem missões secundárias ou apenas te olham fixamente enquanto repetem a mesma frase indefinidamente, por exemplo.

E esses personagens, de alguma forma, abriram caminho para uma nova tendência. Supostamente, inclusive, a criadora de conteúdo PinkyDoll estaria faturando de US$ 4.000 a US$ 7.000 por dia com NPC.

Leia mais:

PinkyDoll é a influencer original por trás da tendência e rapidamente se tornou um meme depois de atuar como um “NPC” no TikTok Live. Ela balançava da esquerda para a direita enquanto olhava sem rumo para a câmera e reagia aos presentes enviados pelos telespectadores. Sim, é bizarro. E mais bizarras ainda são as pessoas que pagam para que ela reaja aos presentes recebidos.

Esses presentes variam de rosas a diamantes e cada um se traduz em dinheiro no final do fluxo. Cada vez mais, as pessoas estão utilizando essa trend para gerar receita. A minha dúvida não é em relação quem faz, e sim, a quem assiste.

Inicialmente, quando ouvi e vi PinkyDoll agindo como um “NPC”, senti um constrangimento indireto. Mas, depois de considerar o método para obter os presentes, sinto que o constrangimento é de quem paga por isso.

Os criadores que atuam como NPCs reagirão apenas aos presentes enviados pelos espectadores. Fora isso, eles ficam olhando para a tela e repetindo algumas frases. Então, para provocar algum tipo de reação, os espectadores enviam presentes. Eles enviam dinheiro ao “NPC” por uma frase.

É novamente o consumidor ON DEMAND atuando. Várias vezes já mencionei em outros artigos a minha teoria de que o mundo evoluiu para o modelo On Demand e todo mercado será refém desse modelo de negócio.

Pinkydoll/reprodução

Tá, mas e o agronegócio?

Como o Agro pode se beneficiar disso? Ainda é um mistério. Mas as empresas já podem traçar suas estratégias baseadas nesse novo perfil do consumidor.

Claro, parece idiota. Mas considerando que existem streamers em outras plataformas ganhando dinheiro de maneiras muito mais questionáveis, eu diria que isso é apenas o começo do fim.

Eu também diria que, definitivamente, há um futuro (questionável) com este conteúdo. Especialmente com o aumento da popularidade da IA. Conteúdo fácil e estúpido em que os espectadores podem gastar dinheiro e escapar da realidade. Apenas alguns efeitos flutuam na tela e a IA pode compartilhar sua apreciação pelo presente.

O mercado dos Games Online já nos mostraram o grande potencial existente na compra de produtos virtuais, que só existem nos jogos. Esse é um modelo altamente escalável, uma vez que você não precisa de uma fábrica de roupas para vender milhões de skins (os personagens, roupas, armas, e layouts vendidos nos jogos).

Embora os NPCs sejam personagens de fundo, jogadores de games como Grand Theft Auto e The Sims transformaram o desempenho dos NPCs (e até mesmo as missões secundárias onde você tende a encontrar esses personagens) em um ponto de interesse ao jogar.

No caso de Pinky Doll, vemos a influenciadora usar a tendência do NPC como meio de atrair os usuários do TikTok, que provavelmente não entraram no aplicativo para ver uma mulher fingir ser um personagem gerado artificialmente.

Depois de clicar em sua Live, não há interrupção na performance do NPC, pois Pinky Doll mastiga, ri e repete suas frases de efeito para um público de fãs que estão esperando para ver o que ela fará a seguir.

Os espectadores também podem pagar para vesti-la como uma boneca com fantasias virtuais que desaparecem quase imediatamente após a compra, enquanto ela usa uma chapinha para estourar grãos de pipoca.

O fato é que essa trend tem gerado muitos questionamento em relação ao poder de retenção de tela dos aplicativos como o Tiktok. Esse modelo já foi criticado por pessoas que estudam inteligência artificial generativa, pois isso pode se tornar prejudicial à humanidade da mesma maneira que algumas drogas prejudicam.

Não podemos deixar de estudar a fundo essas tendências e entender como será o impacto do novo perfil do consumidor em relação ao nosso jeito de fazer negócios. Quem sabe não encontrarei você na próxima Live do TikTok, como um agricultor NPC???

O post Live NPC: como tiktokers estão lucrando com essa tendência? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »