Guarujá

Dentista brasileira entra para o Guinness com a maior coleção de modelos dentais do mundo


Rose Marques, especialista em implantes dentários, explicou ao g1 que foi a primeira e única cirurgiã dentista no mundo a colecionar diversos modelos de dentes durante os 30 anos de profissão. Dentista brasileira entra para o Guinness com maior coleção de modelos dentais humanos do mundo
Arquivo Pessoal
Um dentista brasileira recebeu o certificado do Guinness World Records pelo recorde de maior coleção de modelos dentais humanos do mundo. Rose Marques, especialista em implantes dentários, já confeccionou mais de 121 mil dentes. A cirurgiã, que é de Santos, no litoral de São Paulo, conversou com o g1 sobre essa conquista com um acervo bem inusitado.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Rose contou que a ideia de fazer uma coleção de dentes começou em 1997 e que o certificado foi com base na quantidade dos modelos moldados em pacientes. “O Guinness considerou cada arcada superior e inferior juntas como uma unidade. Eu sou a primeira e única cirurgiã dentista a colecionar 3.659 pares de modelos, totalizando 7.318, entre mandíbulas e maxilares”.
O documento com o recorde foi entregue no dia 15 de outubro. Segundo ela, para que o certificado fosse emitido foi preciso comprovar os dados que estabeleciam o recorde. ” O Guinness World Records é uma instituição muito séria e que exigiu que fossem atendidas políticas e critérios rigorosos. Por exemplo, só foram contabilizadas as arcadas que tinham CPF do paciente”, disse.
Rose explicou que todo o material ficou guardado em um acervo com quase seis metros de comprimento por quatro de largura. “Primeira etapa foi preencher a documentação, separar todos os modelos duplicados e montar caixas transparentes e etiquetar em ordem cronológica”.
Dentista brasileira entra para o Guinness com 3659 dentes confeccionados
Arquivo Pessoal
Na sequência, foi preciso produzir planilhas de todo inventário, fazer a contagem com dois profissionais de odontologia e dois profissionais da Tecnologia da Informação (TI) para comprovar a veracidade dos modelos e apresentar o inventário acompanhado pela juíza do Guinness World Records, que veio presencialmente na clínica”.
Somente após todas essas fases foi oficialmente homologado o recorde.
“Para mim, esse certificado foi uma comprovação de muito trabalho e dedicação aos pacientes ao longo desses 30 anos deixando um exemplo de garra e determinação para as novas gerações”.
Dentista brasileira entra para o Guinness com maior coleção de modelos dentais humanos do mundo
Arquivo Pessoal
Acervo de dentes
Formada em 1992, a dentista fez diversos cursos de aprimoramento, totalizando 170 certificados em países como Alemanha, Estados Unidos, Suécia, tornando-se referência em reabilitação oral. Ao todo, Rose tem mais de 121 mil dentes confeccionados em 12 mil pacientes, entre 70 mil coroas, lentes de contato dental, pontes e outros quase 30 mil implantes.
A dentista, especialista em implantes dentários, importou da Alemanha uma aparelho chamado Targis Victoria, que faz dentes sem metal e restaurações indiretas (geralmente feitas em moldes em laboratório).
A novidade chamou a atenção de pessoas que precisavam de tratamento e o número de pacientes aumentou. Para realizar os procedimentos, era necessário moldar as bocas. “Tinha uma época que eu trabalhava 16h por dia e, às vezes, meu último paciente saia do consultório 2h da manhã”, conta ela.
Dentista brasileira entra para o Guinness com maior coleção de modelos dentais humanos do mundo
Arquivo pessoal
Ela contou ainda que, quando começou a ver a quantidade de dentes que ela estava confeccionando, teve a ideia de entrar para o livro dos recordes. “Eu guardava os dentes para uma eventual necessidade de retorno, caso o paciente precisasse de algum novo procedimento. Então, tenho todos os dentes. E isso foi crescendo muito e eu achei que poderia dar certo no Guinness”.
Para guardar todo os dentes, a cirurgiã construiu uma sala com gavetinhas, onde os modelos ficaram separados. “Tudo organizado em caso de precisar usar novamente”.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »