Guarujá

Guarda Municipal de Guarujá celebra 24 anos com encontro de GCMs femininas

Programação inclui também culto de ação de graças e confraternização

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá celebra, nesta quinta-feira (26), 24 anos de criação. Instituída em 26 de outubro de 1999, a corporação conta com o efetivo de 352 GCMs. Para marcar a data, será realizada uma programação especial que inclui culto de ação de graças, confraternização e um encontro entre as guardas femininas.

A programação tem início nesta segunda-feira (23), às 19h30, com um culto em ação de graças aos 24 anos da corporação. A celebração acontece na Rua Luiz Felipe Machado, 496 – Santa Rosa e é aberta ao público. Já na terça-feira (24), das 14 às 17 horas, acontece um encontro das guardas civis municipais femininas na Câmara Municipal (Avenida Leomil, 291 – Centro).

E no dia do aniversário, quinta-feira (26), das 12 às 19 horas, será realizada uma confraternização no Grêmio Recreativo Esportivo, que fica na Rua Érico Veríssimo, 50 – Jardim Las Palmas, exclusiva para corporação.

Avanços

Além da ampliação do efetivo, nos últimos anos foi regulamentado o uso de arma de fogo para a Corporação, por meio do Decreto 12.381/2017, com sua efetiva implementação.

A Cidade também passou a contar com divisão territorial em coordenadorias. A 1ª Coordenadoria compreende a área central do Município. Já a 2ª base atende a área de Vicente de Carvalho e a 3ª Coordenadoria abrange a área da Enseada ao Perequê.

Há atuação de grupamentos especializados, com destaque para as Rondas Ostensivas Municipais – Romu, Patrulha Guardiã Maria da Penha e Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), além das operações de fiscalização e combate às invasões realizada pela Força-Tarefa. Na área educacional, houve a retomada do Programa de Prevenção às Drogas e Violência (PPDV) nas escolas municipais. A iniciativa já capacitou mais de 300 alunos.

Hoje, Guarujá  também é referência em capacitação de guardas municipais, por meio da Coordenadoria de Ensino, Inovação e Pesquisa (CEIP); além de requalificar o próprio efetivo, já ministrou cursos para as GCMs de Santos, Mairiporã e a primeira turma de guardas civis do município de Cubatão.

The post Guarda Municipal de Guarujá celebra 24 anos com encontro de GCMs femininas first appeared on Prefeitura Municipal de Guarujá.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »