Tecnologia

Seu Wi-Fi está seguro? Veja dicas para proteger a internet sem fio de invasores


Desconhecidos podem usar aplicativos para burlar a proteção ou descobrir a senha para, então, ter acesso à sua rede. Informações pessoais podem ser acessadas pelo Wi-Fi caso a conexão não seja segura. Logo do Wi-Fi.
Divulgação
Você sabe como melhorar a segurança do seu Wi-Fi? Não é incomum que pessoas tentem invadir a sua rede sem autorização com aplicativos que roubam a senha ou tentando descobrir a senha caso ela seja frágil.
E até mesmo suas informações pessoais podem ser acessadas pela rede sem fio caso a conexão não seja segura. É o que explica Marcelo Teixeira, professor e pesquisador em segurança da informação e redes de comunicação da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Alphaville).
Por exemplo, acessando o Wi-Fi, é possível monitorar onde você está navegando na internet. Se está pesquisando sobre convênios médicos, por exemplo, informações sobre saúde podem ser usadas para aplicar um golpe.
Além disso, o acesso aos seus dados pessoais e até atividades fraudulentas em seu nome podem ser feitas a partir da conexão à internet.
Por isso, é importante “conhecer as proteções mesmo que seja um usuário sem experiência digital”, acrescenta.
Para evitar essas situações, o pesquisador sugere algumas dicas de proteção. Veja abaixo:
? Não coloque senhas fracas
Um ponto importante é alterar a senha padrão do roteador. Ela é propositalmente fácil para, num primeiro momento, o dono da rede conseguir alterá-la. Porém, algumas pessoas acabam mantendo essa configuração.
De preferência, crie a sua própria senha seguindo as dicas abaixo:
Use letras maiúsculas e minúsculas, além de números e caracteres especiais, como @ e $;
Não use a mesma senha que você utiliza em outros lugares;
Evite senhas óbvias, como data de aniversário ou seu próprio nome.
❌ Deixe sua rede ‘invisível’
Há uma função do roteador chamada Service Set Identifier (“Identificador do Conjunto de Serviços” ou SSID) que, quando ativada, pode deixar a rede “invisível”, tornando-a mais segura.
Na prática, esse recurso é o nome da rede, que aparece na lista de conexões disponíveis ao pesquisar pelo computador ou celular, por exemplo.
É possível acionar o “modo invisível” da rede pelo computador ou pelo celular, por exemplo. Com os aparelhos, é possível alterar essas e outras configurações. Veja no manual do seu modelo do roteador para saber como.
Se quiser compartilhar a rede com algum conhecido, basta informar o nome e a senha correta. Não é preciso pesquisar redes disponíveis neste formato.
Neste caso, o nome da rede não vai ser exibido para quem pesquisar o Wi-Fi nas proximidades.
Wi-fi lento e que trava? Saiba como resolver
Sem memória no celular? Veja dicas para não acumular mídias do WhatsApp
? Use o padrão de criptografia correto
Os equipamentos de roteador têm padrões de criptografia, processo que embaralha dados para dificultar a espionagem, oferecendo, assim, mais proteção.
Nas configurações da conexão Wi-Fi, dê preferência aos protocolos WPA2 ou WPA3. Os dois protegem a conexão sem fio e, ao mesmo tempo, escondem dados e preservam comunicações, além de bloquear aplicativos que tentam invadir o sistema.
Os padrões usam criptografia AES, uma padronização de segurança norte-americana. Esse ajuste, por sua vez, permite uma camada de segurança mais robusta com senhas mais complexas.
? Deixe o roteador atualizado
O roteador tem um sistema operacional de segurança chamado “firmware”. Você precisa atualizá-lo manualmente. Para isso, acesse as configurações do aparelho através de um computador ou celular.
A atualização é baixada pela internet. Após obter a versão mais recente no seu aparelho, ative-a manualmente.
As novas versões incluem, geralmente, correções de segurança importantes. Sem esses ajustes, a rede poderá ter brechas e ser acessada por terceiros.
Veja o vídeo abaixo para saber dicas e não cair em golpes online
Como é o novo golpe que desvia PIX de compras online e o como evitá-lo
Saiba criar seu personagem da Disney
Aprenda a criar o seu personagem ‘Disney Pixar’, nova trend das redes sociais

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »