Tecnologia

‘Tropa do cartão clonado’: jovens dançam com dinheiros e cartões ao som de músicas que fazem apologia ao crime


Uma mulher que aparece dançando é procurada pela equipe e, após ser indagada, nega cometer esse tipo de crime. ‘Tropa do cartão clonado’: em trend, jovens dançam com dinheiros e cartões músicas que fazem apologia ao crime
O Profissão Repórter desta terça-feira (21) mostrou uma trend nas redes sociais, em que jovens fazem vídeos dançando e rindo com dinheiros e cartões ao som de músicas sobre cartões clonados (veja no vídeo acima).
Uma mulher que aparece dançando é procurada pela equipe e, após ser indagada, nega cometer esse tipo de crime.
“Os cartões são meus. Não é clonado, não. Na época era meio que moda. Uma moda meio tola, mas, na época, era o assunto do momento”, diz.
A jovem revela que não pensou na hora que seu vídeo pudesse tomar tamanha repercussão.
“Todo mundo vai ver e achar que eu estou clonando cartão […] “Não pensei nisso na hora que eu gravei. Foi uma trend infeliz. Para mim, era só uma dancinha e uma encenação”, relata.
‘Tropa do cartão clonado’: em trend, jovens dançam com dinheiros e cartões músicas que fazem apologia ao crime
Reprodução/TV Globo
Golpe do aluguel, da maquininha, do 0800, da venda de carro: veja como os bandidos se reinventam para fazer novas vítimas
Venda de cartões clonados no Telegram
Criminosos vendem cartões clonados livremente em grupos do Telegram: ‘Envio em até 1h após a confirmação do pagamento’
A publicação feita pela jovem serviu de ponto de partida para que a reportagem descobrisse um grupo que atua livremente no Telegram, aplicativo de mensagens instantâneas, realizando a venda de cartões clonados.
“Na hora de você fazer uma compra, lembrando: sempre 4G, nunca wi-fi, porque o wi-fi guarda os registros, ‘beleza’?” – disse o criminoso com instruções de uso do cartão clonado.
O vendedor de cartões clonados instrui por mensagem de texto que o comprador tem até 1 semana após a primeira compra para gastar toda a quantia total no cartão antes dele ser bloqueado.
“O envio do cartão virtual em até 1h após a confirmação do pagamento”, afirma.
Segundo mensagem de texto dos golpistas, todos os cartões clonados acompanham nome completo, número do cartão, código de segurança (aqueles três dígitos no verso), validade e CPF da vítima. Nos grupos do Telegram também podem ser encontrados comprovantes de PIX com os dados das vítimas, para comprovar a veracidade dos cartões clonados.
Em grupos do Telegram, criminosos vendem cartões clonados livremente
Reprodução/TV Globo
O advogado especialista em golpes, José Milagre diz que a plataforma é muito utilizada pelos criminosos.
“É indisfarçado hoje que o crime também está utilizando o Telegram. É lá que são negociadas as informações. Ou seja, se antigamente, nós falávamos em deep web, que são estruturas da web que não são acessíveis por meio convencional. São aplicativos convencionados baixados, grupos são criados e por lá é feito todo o assédio até a essas vítimas”, destaca.
Em grupos do Telegram para vendas de cartões clonados, criminosos divulgam dados de vítimas
A equipe entrou em contato com o Telegram e foi direcionada pelo próprio aplicativo a uma página, que permite falar com um robô. Foram encaminhados os conteúdos que foram encontrados e denunciados na reportagem. O Telegram deu a seguinte resposta final para a solicitação:
“Todos os links que você enviou já foram bloqueados. Compartilhar informações privadas é uma violação dos termos de serviço do Telegram e os moradores removem ativamente esse conteúdo”, informou o Telegram.
Após a notificação do aplicativo, foi possível constatar que as páginas que a equipe denunciou já não estavam mais ativas. No entanto, outras surgiram.
LEIA TAMBÉM:
‘A senhora tá esperta’, diz falso atendente para repórter ao tentar aplicar golpe do 0800
Criminosos fingem ser donos de apartamento e aplicam golpe do falso aluguel; veja como funciona
Novo golpe desvia PIX copia e cola em compras on-line pelo computador; veja como se proteger
WhatsApp clonado: o que fazer se for vítima e como prevenir golpes
Veja a íntegra do programa:
Edição de 21/11/2023
Confira as últimas reportagens do Profissão Repórter abaixo:

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »