Guarujá

Encenação da fundação de São Vicente será financiada pela iniciativa privada em 2024, diz prefeito


Expectativa é que mais de 800 vicentinos se inscrevam para participar do evento. A Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, no litoral de SP, voltou a ser presencial em 2023.
Divulgação/ Prefeitura de São Vicente/ Cassio Moraes
Pela primeira vez, a tradicional Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, no litoral de São Paulo, ocorrerá na areia da Praia do Gonzaguinha. A edição de 2024, que é a 41ª desde a criação do evento, será financiada pela iniciativa privada e comemorará o aniversário de 492 anos da primeira cidade brasileira.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (1º), o prefeito Kayo Amado (Podemos) disse estar muito empolgado com a expectativa da encenação, que será viabilizada por meio de uma articulação do deputado estadual Caio França (PSB), do instituto Articulação de Tecnologias Sociais e Ações Formativas (Adesaf), e investimento do Brasil Terminal Portuário (BPT).
O chefe do Executivo afirmou que é muito bom estreitar a relação entre o Porto e a região da Baixada Santista, especialmente São Vicente, onde vivem muitos trabalhadores do cais santista. Ele recordou que a encenação é uma tradição que existe há 41 anos e, além de entreter milhares de pessoas, resgata o orgulho vicentino.
Investimento
Lembrando que o desafio foi manter essa tradição viva durante a pandemia de Covid-19. Kayo Amado adiantou que são esperadas entre 800 e 1000 inscrições de moradores. Devido à pandemia, a encenação presencial em 2020 foi substituída por um documentário; em 2021, houve uma projeção mapeada; e, no ano passado, espetáculos em praças públicas em diferentes bairros da cidade.
“É minha primeira encenação no formato praia, então estou extremamente empolgado e feliz. Todos sabem dos desafios financeiros das cidades, da cidade de São Vicente não é diferente, pelo contrário, é mais desafiador ainda”.
Tanto a iniciativa privada quanto a prefeitura avaliam que a encenação da fundação de São Vicente será um grande espetáculo. Até o momento, a cidade conseguiu arrecadar R$ 2 milhões, metade do que é necessário para o evento sair do papel. O contrato com a BTP foi assinado nesta sexta-feira.
“É um dos municípios social e economicamente mais desafiadores do estado de São Paulo em qualquer indicador social. A gente vê isso, e é um município de médio a grande porte”, reconheceu, mencionando a situação de emergência financeira decretada em agosto deste ano.
Inscrições
As inscrições para atuar e participar do evento começam nesta segunda-feira (4) e vão até o dia 11 de dezembro. Interessados devem ter 12 anos ou mais e morar em São Vicente.
Basta acessar o site da Prefeitura ou ir presencialmente na sede da administração municipal, subprefeitura ou no ginásio Jepom. É necessário levar cópia de RG e comprovante de residência. Caso seja menor de idade, levar pai ou responsável.
Prefeitura (Rua Frei Gaspar, 384, Centro): das 9h às 17h
Subprefeitura (Avenida Ulisses Guimarães, 211, Rio Branco): das 9h às 17h
Ginásio Jepom (Avenida Martins Fontes, 735, Catiapoã): das 9h às 21h.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »