Mundo

Em primeiro dia na COP, Lula se encontra com secretário da ONU e presidentes da União Europeia e de Israel

Presidente brasileiro tratou de conflito entre Israel e Hamas, acordo entre Mercosul e União Europeia e o papel do Brasil na presidência do G20. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve reuniões bilaterais com líderes internacionais nesta sexta-feira (1), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no primeiro dia de agenda na COP 28.
Lula se encontrou com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, que também preside o Conselho da União Europeia, e com o presidente de Israel, Isaac Herzog.
Encontros de Lula no primeiro dia da COP 28
Na conversa com Guterres, segundo o governo brasileiro, Lula tratou do papel do Brasil na presidência do G20 e como a ONU pode ajudar nesse processo. O Brasil assumiu nesta sexta o comando do bloco das principais economias mundiais pela primeira vez.
Na mesma conversa com Guterres, segundo o Planalto, o presidente brasileiro discutiu o papel das instituições de governança global no novo cenário geopolítico e ressaltou a importância de uma reforma do ONU, em especial do Conselho de Segurança.
‘Temos um problema coletivo de inação, e outro de falta de ambição’, diz Lula na COP 28
Acordo Mercosul e guerra no Oriente Médio
Na conversa com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, Lula tratou do acordo entre Mercosul-União Europeia. Lula e Ursula vem tratando do tema desde o início do ano, em conversas pessoas e virtuais.
“Eles comentaram que houve avanços significativos nas reuniões entre equipes técnicas dos dois lados, em particular após a última ligação telefônica entre ambos, ocorrida no dia 20 de novembro”, afirmou o governo brasileiro em nota.
As negociações terão sequência até a próxima Cúpula do Mercosul, agendada para a semana que vem, no dia 7 de dezembro, no Rio de Janeiro. O Brasil também ocupa a presidência temporária do bloco dos países da América do Sul.
Lula e von der Leyen também trocaram impressões sobre o conflito no Oriente Médio, tema também presente na conversa entre Lula e o presidente de Israel, Isaac Herzog. O foco foi na questão do processo gradual de liberação dos reféns no conflito entre israelenses e o Hamas na Faixa de Gaza.
Já com Pedro Sánchez, Lula tratou da formação do novo governo da Espanha, após as recentes eleições. Segundo o governo brasileiro, eles também voltaram a reforçar a necessidade de concluir as negociações em torno do acordo entre Mercosul e União Europeia. A Espanha atualmente preside o Conselho do bloco europeu.
Durante os compromissos durante o primeiro dia na COP 28, Lula também encontrou outros líderes em eventos da conferência, incluindo:
Emmanuel Macron, presidente da França, na saída da sessão plenária;
Santiago Peña, presidente do Paraguai;
Mohammed bin Zayed Al Nahyan, presidente dos Emirados Árabes Unidos;
Recep Tayyip Erdoğan, presidente da Turquia.
‘Temos um problema coletivo de inação, e outro de falta de ambição’, diz Lula na COP 28

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »