Guarujá

Exposição sobre a luta das mulheres no futebol estreia no Museu Pelé em Santos, SP


Mostra apresenta a história de resistência das mulheres brasileiras, que foram proibidas por Lei, de praticar o esporte entre 1941 e 1979. A entrada é gratuita. Exposição sobre a luta das mulheres no futebol estreia no Museu Pelé em Santos, SP
Prefeitura de Santos
O Museu Pelé inaugurou a exposição ‘Contra-ataque! As Mulheres do Futebol’ em Santos, no litoral de São Paulo. A mostra apresenta a história de resistência das mulheres brasileiras, que foram proibidas por Lei, de jogar bola entre 1941 e 1979. O museu fica no Lago Marquês de Monte Alegre, no Valongo e funciona de terça a domingo, das 10h às 17h30. A entrada é gratuita.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Trata-se de uma versão itinerante da exposição montada no Museu do Futebol em 2019, que contou com mais de 200 mil visitantes. A cada cidade por onde passa, ‘Contra-ataque!’ ganha um módulo especial sobre a história do futebol de mulheres no município.
O módulo santista, com pesquisa de Daniela Lima, fala sobre como as mulheres locais se organizaram para jogar bola após a queda do decreto-lei que as impedia de praticar o futebol.
Mulheres brasileiras, que foram proibidas por Lei, de jogar bola entre 1941 e 1979
Prefeitura de Santos
Exposição
Logo na entrada, o público entenderá o contexto de preconceito e machismo que fez Getúlio Vargas assinar o decreto-lei para proibir mulheres de realizaram “a prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza”.
O ator Antonio Fagundes e a atriz Patrícia Pillar interpretam, em áudio, cartas publicadas por jornais de 1940, contra e a favor do futebol feminino. O objetivo é ilustrar como a opinião pública debatia a questão.
A exposição mostra como as mulheres brasileiras deram um jeito de continuar jogando mesmo sob a proibição – em partidas disputadas como atrações de circo, por exemplo.
Em seguida, os visitantes poderão conferir o desenvolvimento histórico da modalidade após a queda da proibição e a devida regulamentação em 1983.
Visitantes poderão conferir o desenvolvimento histórico da modalidade esportiva
Prefeitura de Santos
O público poderá conferir um apanhado de frases preconceituosas publicadas pela imprensa e nas redes sociais contra as mulheres que jogam bola. Na instalação audiovisual, as frases são reescritas para deixar de fora palavras negativas. Uma coleção videográfica também mostra grandes partidas e goleadas fitas por mulheres.
A curadoria geral é das pesquisadoras Aira Bonfim, Silvana Goellner e Lu Castro, além da ex-jogadora e atual dirigente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Aline Pellegrino. A mostra fica em cartaz na sala de exposições temporárias até 31 de março de 2024.
Mostra fica em cartaz na sala de exposições temporárias até 31 de março de 2024.
Prefeitura de Santos
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »