Atleta de Guarujá conquista ouro nos jogos Parapan de Santiago

João Batista fez parte da Seleção Brasileira que conquistou a primeira colocação no futebol PC
O guarujaense João Batista Araujo fez história no Chile ao conquistar a medalha de ouro junto à Seleção Brasileira de Futebol PC (Paralisia Cerebral), nos Jogos Parapan Americanos de Santiago, no Chile, que aconteceram entre os dias 17 e 26 de novembro. O jogador já recebeu o Bolsa Incentivo ao Atleta da Prefeitura de Guarujá em anos anteriores e, atualmente, recebe o benefício federal. O defensor é também um dos 14 atletas que compôs o elenco da seleção na competição.
Os brasileiros deixaram pelo caminho seleções de peso, como a Argentina e Chile, além da goleada por 11 a 1, contra os Estados Unidos. Na final, a equipe de João enfrentou novamente a rival Argentina. Em um jogo truncado do início ao fim, o resultado veio nos minutos finais, sacramentando a conquista do ouro.
Na modalidade desde 2013, João coleciona títulos e passagens pela seleção. Mesmo com conquistas de grande expressão na carreira, como Copa América 2018 e Parapan em Lima, Peru, o Parapan de Santiago teve um “sabor” especial. “A sensação é única e inexplicável. Essa medalha de ouro tem um gostinho a mais. Nós tínhamos perdido nosso principal jogador com sete minutos do primeiro tempo, conseguimos segurar o placar e levar para a prorrogação. Quando faltavam cinco minutos, conseguimos fazer o gol e fomos campeões. Isso ficará na história”.
O atleta treina na Associação Paradesportiva da Baixada Santista (APBS) e, esporadicamente, com o time do Município no Centro Esportivo Duque de Caxias – Tejereba. Ele destaca a importância da medalha para a Cidade e para a modalidade. “A conquista traz mais visibilidade. Estamos sempre buscando melhorias e recursos para cada vez mais aparecerem novos jogadores. Eu conheci a modalidade só com 24 anos. Então é sempre bom estar na mídia, divulgar a modalidade, pois não são todos que conhecem”, explica João.
Para a continuação de sua carreira, João planeja participar de mais campeonatos e conquistar mais títulos com a seleção. “Ano que vem tem Mundial em Madrid, na Espanha. Então, sigo trabalhando e quem sabe eu consiga uma nova convocação. Já o próximo Parapan será em 2027, em Bogotá, na Colômbia. Estarei com 39 anos, mas ainda tenho esperanças de participar”, ressalta João.
The post Atleta de Guarujá conquista ouro nos jogos Parapan de Santiago first appeared on Prefeitura Municipal de Guarujá.