Turismo

Por que um inseto atormenta Paris a menos de um ano das Olimpíadas


Redes sociais estão cheias de relatos e imagens de percevejos que supostamente têm infestado trens, metrô, hotéis e até cinemas da capital francesa. Vice-prefeito pede ações em nível nacional, mas alerta contra ‘histeria’. O inseto que atormenta Paris faltando menos de 1 ano para as Olimpíadas
Hotéis, trens e até cinemas… As redes sociais estão repletas de relatos de uma infestação de percevejos em Paris , que deixou autoridades em uma saia justa a menos de um ano para os Jogos Olímpicos na capital francesa.
As postagens dão conta de que o aparecimento dos insetos se intensificou nas últimas semanas e chegou a outras cidades do país.
Passageiros de trem e do metrô de Paris compartilharam vídeos. Uma pessoa postou que houve pânico quando as pessoas perceberam que havia percevejos no vagão e que não poderiam descer até a próxima estação. Outros relatos citaram ainda a presença dos bichos em cinemas.
Depois que as postagens viralizaram, autoridades passaram a pedir medidas em nível nacional. O ministro dos Transportes disse que discutirá o assunto com operadoras na semana que vem.
“Ninguém está imune. Perante uma infestação de percevejos, são necessárias medidas coordenadas, que reúnam as autoridades de Saúde, as comunidades e todas as partes interessadas relevantes, para prevenir o risco e agir de forma eficaz”, disse o vice-prefeito de Paris, Emmanuel Grégoire.
Segundo a agência de notícias Reuters, Grégoire pediu à primeira-ministra Élisabeth Borne que tome medidas para implementar um plano de ação. Mas ele alertou contra a “histeria”, acrescentando que “não há ameaça aos Jogos Olímpicos”.
? O que são percevejos? De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças da França, são insetos parasitas que vivem longe da luz e se alimentam do sangue de humanos e animais – normalmente, enquanto as vítimas dormem.
?️ Onde eles se escondem? Hotéis são um prato cheio para os percevejos: eles podem se esconder nas fendas de bagagens e das roupas, nas costuras de colchões, entre outros lugares mínimos. A (falta de) higiene do local não é um fator determinante para a infestação.
? Eles transmitem doenças? Segundo o Centro de Doenças Transmissíveis (CDC), os percevejos não espalham doenças, mas podem causar coceira e perda de sono. Em certos casos, a coceira é excessiva.
? Por que aumentaram as infestações? O aumento de registros está ligado ao fim do verão no hemisfério norte, pois muitas pessoas retornam de viagem e trouxeram os insetos em suas bagagens. Além disso, a espécie está mais resistente a inseticidas.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 no WhatsApp.
LEIA TAMBÉM:
Conheça os 10 melhores hotéis do mundo
O navio cinco vezes mais pesado que o Titanic
Fotos de percevejos
Veja, abaixo, imagens do inseto:
Percevejos são vistos em um sofá-cama, em L’Hay-les-Roses, perto de Paris, França, 29 de setembro de 2023
Stephanie Lecocq/Reuters
Um percevejo é visto nas costuras de um sofá-cama, em L’Hay-les-Roses, perto de Paris, França, em 29 de setembro de 2023.
Stephanie Lecocq/Reuters
Pulga, percevejo ou ácaro?
Veja, no vídeo abaixo, como diferenciar os três:
Percevejos, pulgas e ácaros: saica como identificar e combater infestações nos colchões
Veja vídeos sobre turismo
Conheça o maior navio de cruzeiro do mundo, que pesa 5 vezes mais que o Titanic
Saiba como tirar visto para os Estados Unidos
Como tirar o visto de turismo para os EUA

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »