Redemoinho é filmado em praia do litoral de SP levantando areia e lixo; VÍDEO
Meteorologista explicou ao g1 como o fenômeno natural se forma. Caso aconteceu em Praia Grande (SP). Redemoinho chama atenção de moradores na orla do litoral de SP
Um redemoinho de vento chamou atenção de moradores e turistas de Praia Grande, no litoral de São Paulo. Imagens obtidas pelo g1 nesta quinta-feira (7) mostram o fenômeno natural formado por ventos em espiral na faixa de areia da praia do Boqueirão (assista acima).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
No vídeo, é possível ver o redemoinho de vento deixando a praia em direção ao calçadão, levantando e arrastando areia e lixo. Em seguida, ele aparece próximo a uma árvore de Natal, que decora o bairro.
Ao g1, a meteorologista Heloisa Pereira explicou que redemoinhos são formados quando são registrados contrates térmicos, comuns nesta época do ano.
“Quando superfície e oceano esquentam ao longo do dia, depois, no início da noite, a brisa ganha força por causa do resfriamento da superfície”. Segundo a profissional, apesar das imagens impressionarem, trata-se de um fenômeno considerado comum.
Redemoinho assustou banhistas na orla do bairro Boqueirão, em Praia Grande (SP)
Imagens cedidas Praia Grande Mil Grau
“Quando duas massas de ar com temperaturas diferentes se encontram, podem gerar ventos fortes. Dependendo das condições desse encontro (terreno, montanhas, prédios, etc). O vento pode iniciar um giro, levantando poeira, areia ou o que estiver no entorno e formar o redemoinho”, enfatizou.
A meteorologista explicou ainda que, na data do registro, na última segunda-feira (4), havia uma influência da formação de baixa pressão atmosférica, conhecida como ciclone, na costa do litoral de São Paulo. “Esses grandes gradientes de temperatura, pressão e vento podem ocorrer antecedendo a chegada de algum sistema meteorológico mais expressivo”, disse.
De acordo com ela, os redemoinhos podem apresentar riscos em determinadas situações, dependendo do ambiente, pois podem causar danos leves. Desta forma, é necessário se afastar deste tipo de fenômeno e buscar abrigo em um lugar seguro. “Se possível, sem muitos objetos que podem ser carregados pelo vento e acabarem atingindo alguma pessoa”, finalizou.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos