Tecnologia

Brasil deve superar EUA e liderar crescimento de TI nas Américas em 2024, diz relatório

Um relatório publicado pela consultoria IDC indica o panorama do mercado de tecnologia da informação (TI) para 2024. Segundo o documento, o crescimento esperado do setor no Brasil deve superar até mesmo o dos Estados Unidos.

Leia mais

Destaque no setor de TI

Segundo a projeção do IDC, o mercado de TI deve crescer 11% na América Latina em 2024. O número representa uma desaceleração em relação ao avanço estimado para este ano (15%).

Na avaliação da consultoria, o Brasil deve se destacar, apresentando um crescimento do setor de 12%. Além de superior em relação à média da região, a previsão de alta para o mercado brasileiro é maior do que as projeções para Argentina (7%), Colômbia (10%), México (10%), Chile (11%) e Peru (11%). A previsão para os Estados Unidos também fica abaixo (9%).

A alta prevista para o Brasil em 2024 também deve se configurar como uma desaceleração, uma vez que o crescimento esperado para 2023 é de 15%. No entanto, em 2025, os negócios de TI devem voltar a acelerar por aqui, com avanço estimado em 13%.

Em várias de suas previsões para os próximos anos, a IDC indica a incorporação de inteligência artificial (IA) nas atividades operacionais. De acordo com a consultoria, até 2027, 25% das despesas de TI, no que tange ao grupo das 5 mil maiores companhias latino-americanas, devem ser direcionadas à tecnologia.

Profissionais de TI (Imagem: Jacob Lund/ Shutterstock)

Conectividade via satélite

  • O relatório da IDC ainda aponta que uma em cada cinco das maiores empresas da América Latina deve contar com banda larga via satélites de baixa órbita terrestre (LEO, na sigla em inglês) em suas operações até 2028.
  • A consultoria destacou que a conectividade com menor latência deve ser explorada por empresas que mantenham operações em áreas remotas.
  • Desse modo, os satélites de baixa órbita devem ser requisitados, principalmente, para implantação de soluções de Internet das Coisas (IoT) e como reforço para redes privativas móveis.
  • Para as fornecedoras de banda larga, a recomendação da consultoria é alinhar as redes móveis com as operadoras de satélites LEO.
  • Segundo o relatório da IDC, “a parceria correta será crucial para o tempo de lançamento no mercado de voz, dados e casos de uso de banda larga, assim como soluções de atacado”.
  • As informações são do portal Tele.Síntese.

O post Brasil deve superar EUA e liderar crescimento de TI nas Américas em 2024, diz relatório apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »