Turismo

Cachorro-quente com abacaxi, chorizo ou servido no prato: veja como é feito o hot dog em 6 países da América Latina


Perro caliente, salchipapas, pancho, jochos: lanche atende por diferentes nomes nos países hermanos. Perro caliente, salchipapas, pancho, jochos: cachorro-quente é conhecido por diferentes nomes na América Latina.
Victoria Shes victoriakosmo
Você sai da balada e pede um cachorro-quente com molho de abacaxi ou de chorizo, com salsicha enrolada no bacon, ou mesmo picadinha com batata-frita no pratinho.
Poderia até ser no Brasil, já que a criatividade nacional é infinita. Porém, essas cenas são mais comuns em outros países latino-americanos.
Um artigo da TripAdvisor mostrou como é feito o famoso hot dog em diferentes países latinos. Em cada lugar, o lanche leva nomes distintos, como perro caliente, salchipapas, pancho, jochos. Já ouviu alguns desses termos?
Confira a seguir como é feito o hot dog em 6 países hermanos e se eles são tão criativos quanto os brasileiros.
Leia também:
Hotel brasileiro é eleito o melhor da América do Sul; veja FOTOS
????️ Veja como é o maior navio de cruzeiro do mundo
Reserva de hotel direto no WhatsApp? Veja como fazer
Perro caliente na Colômbia
Na Colômbia, o cachorro-quente é chamado de “perro caliente”, seguindo a tradução literal do termo para o espanhol.
Instagram/@galgohotdogs
Ingredientes: pão, linguiça, maionese, queijo cheddar, cebola, repolho picado, ketchup, mostarda, molho de abacaxi, ovo de codorna e batata chips triturada.
Na Colômbia, o cachorro-quente segue a tradução literal do termo para o espanhol, ou seja, atende pelo nome de “perro caliente”.
Um dos diferenciais do lanche é que ele pode ser servido com molho de abacaxi, lembrando até a pizza havaiana, que é servida com pedaços da fruta. Algumas pessoas vão além e adicionam framboesas por cima.
Outras acrescentam pedaços de ovos de codorna.
Salchipapas no Peru
Salchipapas
Getty Images
Ingredientes: salsicha cortadinha, batatas fritas, mostarda, ketchup, maionese, podendo acompanhar ovo e pãozinho.
Já no Peru, o cachorro-quente pode ser chamado de “salchipapas”, “pancho” ou “pão com hot dog”.
A principal diferença é que o lanche é servido em pratos de papel, uma opção que pode ser até mais prática para algumas pessoas.
Em alguns lugares, é possível encontrar ainda a salsicha enrolada numa massa, ou seja, uma espécie do nosso enroladinho.
Jochos ou dogos no México
Cachorro-quente mexicano é chamado de jochos e conta com uma linquiça enrolada no bacon.
Instagram/@mrhotdogcancun
Ingredientes: pão levemente doce, linguiça de boi ou de peru coberta com bacon, guacamole, cebola picada, jalapeños, tomate fresco, mostarda, maionese, queijo derretido, molho de chouriço, habanero e pimenta em conserva.
Como não poderia deixar de ser, o cachorro-quente mexicano pode vir acompanhado do tradicional guacamole, além de iguarias picantes, como os famosos jalapeños.
O que chama a atenção é que a linguiça pode vir enrolada no bacon e ainda com um molho de chorizo por cima. Você encararia?
Completo no Chile
No Chile, cachorro-quente se chama “Completo”.
TasteAtlas
Ingredientes: pão torrado, linguiça vienense cozida (porco ou boi) grelhada na frigideira, coberta com abacate, chucrute, tomate picado e maionese.
Poderia ser no México, mas é no Chile. No país vizinho, o guacamole é o ingrediente principal do cachorro-quente. Isso porque os chilenos adicionam abacate em praticamente todos os pratos.
Uma das opções é o “completo Italiano”, que leva o nome das cores da bandeira da Itália: o abacate verde, a maionese branca e o tomate vermelho picado.
Pancho no Uruguai
Pancho no Uruguai
@panchova_uy
Ingredientes: pão torrado, linguiça (bovina, suína ou peru), queijo derretido, milho, cebola, mostarda e molho golf, que mistura ketchup e maionese.
O pancho do Uruguai já é mais básico. Ele leva pão torrado, linguiça grelhada e algumas barracas de comida uruguaia podem até oferecer alguns ingredientes para adicionar, como azeitonas e picles.
Choripan na Argentina
Choripan argentino.
Jon Sullivan/Wikimedia
Ingredientes: pão francês, uma linguiça grelhada e chimichurri, um tempero feito com salsinha, orégano, alho, vinagre, óleo, pimenta moída e um pouco de sal.
Já o choripan argentino é um pouco mais conhecido pelos brasileiros.
No início deste ano, uma lista divulgada pelo site Taste Atlas chegou a eleger o lanche como o melhor hot dog do mundo. Já o Brasil ficou em 6º lugar. Você concorda?
De uma forma ou de outra, nosso país se destacou pela inovação. “A variedade de ingredientes é praticamente infinita, e cada região do Brasil tem sua própria preferência”, comentou o site.
Pizzarias de São Paulo estão entre as melhores do mundo; veja quais são
Veja os 5 melhores hotéis do mundo em 2023, segundo turistas
Dia do Sorvete: o Brasil consome muito sorvete? E qual a diferença para gelato e sorbet?

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »