Tecnologia

De ar-condicionado a tapete gelado para pets: a influência do calorão nas buscas para a Black Friday 2023


Levantamento do Google mostra disparada na procura por itens relacionados às altas temperaturas. Pessoas caminham e se protegem do sol e calor em via com termômetro marcando 41°C graus da zona sul de São Paulo
BRUNO ROCHA/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO
Se em 2022 a Copa do Mundo foi destaque de buscas “atípicas” na Black Friday, este ano o responsável por mexer com os ânimos dos consumidores é o calorão.
Segundo dados do Google, itens como ar-condicionado e ventilador estão entre os dez mais buscados nos últimos quatro dias — reta final para a Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (24).
A alta não é à toa: o país vem enfrentando uma onda de calor sem precedentes, com máximas superando os 40ºC em diversas cidades e sensação térmica perto da casa dos 60ºC, como registrado no Rio de Janeiro.
Como escolher modelos de ar-condicionado tipo ‘inverter’, de parede e portátil
No caso do ar-condicionado, houve um aumento de 535% na procura pelo item no início desta semana em comparação com a média diária de outubro — mês sem a sazonalidade da Black Friday. Para efeito de comparação, o avanço no mesmo período em 2022 foi de 25%.
LEIA TAMBÉM:
Procon-SP divulga lista de sites que devem ser evitados
Veja dicas para pesquisar os menores preços
Celulares topo de linha: g1 testa 4 smartphones que são objetos de desejo
Airfryer: saiba como escolher entre tantas opções
“Eletrodomésticos, de maneira geral, são itens muito buscados na Black Friday. Mas o nível de crescimento de categorias dentro de ar e ventilação, como ar-condicionado, ventilador e climatizador, tem se destacado este ano. Não é comum”, diz Ana Fritoli, especialista de insights para o varejo do Google.
Cabe observar que a procura dos consumidores tem ido além dos produtos considerados tradicionais, de acordo com os dados do Google.
Na categoria Pets, por exemplo, tapete gelado foi o termo mais clicado ao longo da semana, além de registrar um crescimento de 25% de terça (21) para quarta-feira (22). Já no início desta semana, o efeito Black Friday gerou um aumento de 6.546% nas buscas pelo produto em relação à média diária de outubro. No mesmo período de 2022, a alta foi de 33%.

Enquanto isso, em Cama, Mesa e Banho, o cobertor de resfriamento foi o produto mais clicado de terça para quarta-feira, ao passo que o desodorante avançou 23% nas buscas. Já nas últimas 24 horas, a procura por protetor solar subiu 32%, segundo o Google.
Vale ressaltar que, tradicionalmente, eletrodomésticos e itens eletrônicos, como celulares, geladeiras e videogames, seguem sendo os mais buscados para o período.
Ventilador de mesa ou de coluna: como escolher o modelo ideal
Veja abaixo os 10 termos mais clicados no Google Shopping de domingo (19) a quarta (22):
Domingo (19)
Ar-condicionado portátil
Ar-condicionado
Ventilador
Climatizador de ar
Iphone 13
Ar-condicionado inverter
PS5
Geladeira
Air fryer
iPhone 14
Segunda-feira (20)
iPhone 13
PS5
Ar-condicionado
iPhone 14
Air fryer
Geladeira
Ventilador
Ar-condicionado portátil
Playstation 5
Guarda-roupa casal
Terça-feira (21)
iPhone 13
iPhone 14
Air fryer
PS5
Geladeira
Ar-condicionado
Ventilador
iPhone 11
Playstation 5
Guarda roupa casal
Quarta-feira (22)
iPhone 13
iPhone 14
Air fryer
Ventilador
Geladeira
PS5
Ar-condicionado
iPhone 11
Playstation 5
Ar-condicionado portátil

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »