Mundo

Biden: ‘Se o Trump não estivesse concorrendo, eu não tenho certeza de que eu estaria concorrendo’

Presidente dos EUA deu a declaração em um evento para arrecadar dinheiro para a campanha presidencial do ano que vem. Pesquisas mais recentes apontam que Trump lidera por 51% a 49%. Trump passa Biden em pesquisas sobre eleições de 2024 nos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta terça-feira (5) que ele não tem certeza de que estaria concorrendo à reeleição se o seu rival Donald Trump não estivesse também na corrida presidencial.
“Se o Trump não estivesse concorrendo, eu não tenho certeza de que eu estaria concorrendo. Não podemos deixar ele ganhar”, afirmou ele em um evento para arrecadar dinheiro de campanha perto da cidade de Boston.
Biden e Trump devem enfrentar adversários nas primárias e são os favoritos candidatos de seus partidos em 2024, apesar das profundas preocupações com a idade de Biden e a série de acusações criminais federais e estaduais de Trump.
A possível revanche da eleição de 2020 ocorre em um momento em que o país lida com ansiedade econômica, uma forte divisão política, um controverso ataque israelense a Gaza apoiado pelos EUA e apelos generalizados por uma nova geração de liderança nos Estados Unidos.
Atualmente, cerca de 63% dos adultos dos EUA concordam com a afirmação de que os partidos Republicano e Democrata fazem “um trabalho tão ruim” na representação do povo norte-americano que “é necessário um terceiro grande partido”, de acordo com uma pesquisa recente do Gallup.
Isso representa um aumento de 7 pontos percentuais em relação a um ano atrás e é o maior índice desde que o Gallup fez essa pergunta pela primeira vez em 2003.
Eleitores de Biden dizem que maior motivação é impedir Trump
Os eleitores americanos inclinados a votar no presidente democrata Joe Biden nas eleições de 2024 dizem que estão mais motivados a impedir Donald Trump de regressar à presidência do que apoiar o titular, de acordo com uma sondagem da Reuters/Ipsos divulgada em 15 de novembro.
A pesquisa mostrou Biden e Trump em uma disputa acirrada, com o republicano Trump liderando por 51% a 49%. Os entrevistados tinham que escolher entre os dois. O intervalo de credibilidade da pesquisa é de cerca de quatro pontos percentuais.
Segundo a pesquisa, os apoiadores de Biden eram mais propensos do que aqueles que apoiam Trump a dizer que votariam para impedir a vitória do oponente — um possível indicador de pouco entusiasmo por Biden, bem como de um profundo desdém por Trump entre muitos democratas.
Cerca de 50% dos apoiadores de Biden descreveram o seu voto como sendo “contra Donald Trump e suas políticas”, em comparação com 38% que disseram que votariam “para apoiar Joe Biden e suas políticas”. Doze por cento dos apoiadores de Biden disseram não ter certeza de qual motivo explicava melhor sua escolha.
Entre os apoiadores de Trump, 40% disseram que votariam contra Biden e 42% disseram que votariam em Trump para apoiar o republicano e suas políticas. O restante — ou 18% — não tinha certeza sobre qual motivo se aplicava.
Trump é o favorito à nomeação republicana para concorrer com Biden em 2024, embora nenhum dos dois tenha sido formalmente nomeado pelo seu partido.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »