Sam Altman entra na Microsoft após ser demitido do comando da OpenAI, criadora do ChatGPT
Anúncio foi feito três dias depois de conselho da OpenAI surpreender com o desligamento do cofundador. A Microsoft é a principal investidora da empresa e afirmou que a parceria continua. Sam Altman foi demitido da empresa que ajudou a fundar e passará a trabalhar na Microsoft
Getty Images
Sam Altman, demitido do cargo de CEO da OpenAI na sexta-feira (17), foi contratado pela Microsoft para liderar uma equipe de pesquisa em Inteligência Artificial (IA), disse o presidente-executivo da companhia, Satya Nadella, na madrugada desta segunda (20), pelo horário de Brasília.
Greg Brockman, que se demitiu da presidência após a saída de Altman, também ingressará na Microsoft. Os dois são fundadores da OpenAI, que ganhou a atenção do mundo com a criação do ChatGPT, o “robô conversador” treinado com inteligência artificial.
Funcionários da OpenAI ameaçam demissão coletiva se Altman não voltar
A Microsoft é a principal patrocinadora da empresa do ChatGPT. Nadella afirmou nesta segunda que a companhia continua comprometida com sua parceria com a OpenAI. Em janeiro, a empresa criada por Bill Gates investiu US$ 10 bilhões na criadora do ChatGPT.
Emmett Shear, cofundador do site de streaming de vídeo Twitch, deve assumir o lugar de Altman na OpenAI, segundo fontes consultadas pela Reuters.
“Estamos ansiosos para conhecer Emmett Shear e a nova liderança da OpenAI, e trabalhar com eles”, postou o comandante da Microsoft. “E estamos muito animados para compartilhar que Sam Altman e Greg Brockman, juntamente com colegas, vão se juntar à Microsoft para liderar um time de pesquisa avançada em inteligência artificial.”
Demissão polêmica
A OpenAI surpreendeu ao anunciar a demissão de Sam Altman e sua saída do conselho da empresa na última sexta-feira.
O comunicado da decisão continha duras críticas ao executivo, afirmando que, após uma investigação, a diretoria concluiu que Altman “não era consistentemente sincero nas suas comunicações com o conselho, prejudicando a sua capacidade de exercer as suas responsabilidades”.
O conselho também disse que não confiava mais na capacidade de liderança do cofundador da OpenAI.
Alguns executivos, entre eles Brockman, também cofundador da empresa e engenheiro-chave por trás dos sucessos da OpenAI, também renunciaram por conta da demissão de Altman. “Sam e eu estamos chocados e entristecidos com o que o conselho fez hoje”, postou Brockman, na sexta.
O substituto de Altman, Emmett Shear, afirmou nesta segunda que vai contratar um investigador independente para apurar as circunstâncias da demissão de Altman, e prometeu reformar a equipe de gestão nos próximos 30 dias.
Quem é Sam Altman
Altman é um dos cofundadores da OpenAI junto com o bilionário Elon Musk. A companhia foi criada em 2015 como uma iniciativa sem fins lucrativos, mas, em 2019, foi restruturada e passou a levantar capital de investidores.
A OpenAI chamou atenção do mundo em 2022 com o robô conversador ChatGPT e o robô desenhista DALL-E. As ferramentas se tornaram fenômeno e atraíram empresas como a Microsoft.
ChatGPT: como usar o robô no dia a dia