Tecnologia

Os 5 melhores filmes Screenlife

Você já ouviu falar em filmes screenlife? Caso não esteja familiarizado, os filmes desse estilo se desenrolam completamente nas telas de dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones, tablets e outros meios digitais. 

Essa abordagem visa replicar a experiência digital que todos nós temos no nosso cotidiano, permitindo que a trama se desenvolva por meio de interfaces digitais, como chats, redes sociais, e-mails, entre outros. 

Já assistiu a algum filme que utiliza essa técnica? A seguir, apresentamos uma lista dos cinco melhores filmes screenlife.

Amizade Desfeita (2014) 

Unfriended (2014) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)

Disponível para alugar e comprar na Apple TV, Amazon Prime Video e Google Play Filmes e TV.

Embora não tenha sido o pioneiro no estilo screenlife, foi o terror “Amizade Desfeita” que verdadeiramente popularizou essa abordagem. 

Com uma trama que se desenrola inteiramente na tela de um computador, a história gira em torno de um grupo de adolescentes que estão conversando online quando uma misteriosa e suspeita conta se junta à chamada de vídeo. 

Inicialmente atribuindo isso a um problema técnico, os jovens logo começam a receber mensagens de alguém que afirma ser uma colega de classe falecida há mais de um ano. 

A partir daí, eles tentam descobrir a real identidade da conta misteriosa enquanto enfrentam revelações e segredos atormentadores

Leia mais:

Buscando… (2018)

Searching (2018) / Crédito: Sony Pictures Releasing (divulgação)

Disponível para alugar e comprar na Apple TV e Google Play Filmes e TV.

Suspense cuja trama é apresentada exclusivamente por meio de telas de computador e smartphones, “Buscando…” recebeu elogios da crítica especializada e fez sucesso comercial. O longa-metragem é estrelado por John Cho e Debra Messing. 

Na história, um pai (Cho) embarca em uma busca desesperada por sua filha de 16 anos, desaparecida de forma misteriosa. O homem inicia uma minuciosa investigação na vida digital da jovem, vasculhando suas redes sociais, e-mails, mensagens de texto e outros arquivos eletrônicos para reconstruir os eventos que precederam seu enigmático desaparecimento.

Desaparecida (2023)

Searching (2018) / Crédito: Sony Pictures Releasing (divulgação)

Disponível para assinantes do HBO Max.

Continuação independente de “Buscando…”, o thriller “Desaparecida” segue a mesma abordagem de screenlife e narra a história de uma adolescente em busca de sua mãe, que desapareceu misteriosamente durante as férias na Colômbia com seu namorado. 

Desta vez, é a filha que utiliza todos os recursos tecnológicos e digitais disponíveis para reconstruir os eventos ocorridos. O elenco do filme inclui Storm Reid, Joaquim de Almeida, Ken Leung, Amy Landecker, Daniel Henney e Nia Long.

Profile (2018)

Profile (2018) / Crédito: Focus Features (divulgação)

Disponível para assinantes do Star+.

Baseado no livro “In the Skin of a Jihadist”, o suspense “Profile” é escrito, dirigido e produzido pelo pioneiro dos filmes screenlife Timur Bekmambetov (que também produziu todos os outros filmes anteriores dessa lista). O elenco é encabeçado por Valene Kane, Shazad Latif, Christine Adams, Amir Rahimzadeh e Morgan Watkins. 

A narrativa se desenrola na tela do computador de uma jornalista britânica (Kane) que está investigando o recrutamento online de jovens ocidentais pelo Estado Islâmico. 

Ao criar uma persona online de uma mulher recentemente convertida ao islã, a jornalista se envolve em uma comunicação com um recrutador sírio (Latif). Contudo, ela acaba se apaixonando por ele, dando início a um relacionamento perigoso.

Spree (2020)

Spree (2020) / Crédito: RLJE Films (divulgação)

Disponível para assinantes do HBO Max.

Misturando elementos de comédia e terror, “Spree” é um filme satírico que explora a obsessão pela fama nas redes sociais. 

Protagonizado por Joe Keery, o filme acompanha um motorista de aplicativo decidido a se tornar uma sensação nas redes sociais. Para alcançar a fama instantânea, o homem concebe um plano: instalar câmeras em seu carro e assassinar os seus passageiros em transmissões ao vivo.

O post Os 5 melhores filmes Screenlife apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »