Mundo

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, está a caminho da Argentina para a posse de Javier Milei


Evento acontece neste domingo (10), em Buenos Aires. No trajeto, o presidente ucraniano encontrou o primeiro-ministro de Cabo Verde. Zelensky e Milei
Reprodução
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, afirmou neste sábado (9) que está a caminho da Argentina para a posse do novo presidente do país, Javier Milei.
Em sua conta no X (antigo Twitter), Zelensky confirmou que vai a Buenos Aires, e que parou para um encontro com o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva.
“A caminho da Argentina, encontrei-me com o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia. A primeira reunião de líderes na história das nossas relações bilaterais. A voz de Cabo Verde é de democracia e de apoio a nós na ONU, endossando resoluções que são cruciais para a Ucrânia”, disse.
“Agradeci ao primeiro-ministro por apoiar a iniciativa humanitária ‘Grãos da Ucrânia’ e convidei Cabo Verde a juntar-se à implementação da #PeaceFormula da Ucrânia”.
Initial plugin text
O jornal “La Nación” havia informado que Zelensky compareceria à posse na última quinta-feira (7). Depois da vitória de Milei nas eleições argentinas, os dois chegaram a conversar por telefone. Na época, o ucraniano agradeceu “o claro apoio” à Ucrânia, que foi invadida militarmente pela Rússia em 2022.
O presidente Lula (PT) não vai comparecer ao evento. No lugar dele, foi enviado o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que já chegou à capital argentina.
Initial plugin text
A futura ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, esteve em Brasília para convidar o presidente Lula. Em um encontro com Vieira, ela defendeu a importância da relação entre os dois países, em um discurso completamente diferente do que Milei usou durante a campanha.
Embora a Argentina seja um importante parceiro comercial do Brasil na região, esta não será a primeira vez que um presidente brasileiro não irá à posse do presidente argentino.
Em 2019, por exemplo, o então presidente Jair Bolsonaro enviou Hamilton Mourão, à época vice-presidente, como representante do governo brasileiro no evento que empossou Alberto Fernández.
Veja a lista de chefes de estado confirmados até o momento na posse de Milei:
Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai.
Santiago Peña, presidente do Paraguai.
Daniel Noboa, presidente do Equador.
Gabriel Boric, presidente do Chile.
Viktor Orban, presidente da Hungria.
Volodymir Zelensky, presidente da Ucrânia
Felipe VI, rei da Espanha

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »