Tecnologia

L4S: novo padrão de internet está em desenvolvimento e promete

Um novo padrão de internet chamado L4S está sendo desenvolvido por grandes empresas, como Apple, Google, Comcast, entre outras. Ele visa reduzir a latência (tempo que leva para um dispositivo enviar dados para um servidor e recebê-los de volta).

Mesmo que uma pessoa tenha conexão de alta velocidade, como um plano de 900 Mbps, a latência pode resultar em problemas, como demora para carregar páginas da web, vídeos em buffer durante a reprodução e chamadas de vídeo com falhas.

Leia mais:

Uma das principais causas desse problema é o chamado buffer bloat, que ocorre quando os dispositivos de rede têm que lidar com grande quantidade de dados e precisam colocar esses pacotes em fila para serem enviados. Isso pode adicionar quantidade significativa de latência, afetando a experiência do usuário.

A solução proposta pelo padrão L4S é adicionar indicador aos pacotes de dados para informar se eles experimentaram congestionamento durante sua jornada pela rede. Isso permite que os dispositivos façam ajustes imediatos para evitar o congestionamento e garantir fluxo contínuo de dados. Dessa forma, a latência seria reduzida e os problemas de carregamento de páginas da web e de chamadas de vídeo seriam mitigados.

Padrão L4S em ação

  • Embora o L4S ainda não esteja amplamente em uso, algumas empresas já estão testando e implementando o padrão;
  • A Apple, por exemplo, incluiu suporte beta ao L4S em seus sistemas operacionais iOS 16 e macOS Ventura;
  • A Comcast também colaborou com Apple, Nvidia e Valve para realizar os primeiros testes de campo do L4S;
  • A implementação completa ainda requer o suporte de roteadores, servidores e sistemas operacionais, mas há interesse crescente de grandes empresas nessa nova tecnologia;
  • No entanto, é importante ressaltar que o L4S não pode superar as limitações físicas da velocidade da luz e da distância;
  • A latência ainda será afetada pelo tempo que leva para os pacotes de dados viajarem por cabos de fibra óptica e por outros hops intermediários na rede;
  • Porém, o L4S pode evitar a adição de latência desnecessária durante o processamento e encaminhamento dos dados.

O L4S tem o potencial de melhorar significativamente a experiência geral do usuário na internet, reduzindo a latência e eliminando problemas de carregamento de páginas e chamadas de vídeo. No entanto, sua implementação completa ainda está em andamento e requer o suporte de diferentes partes da rede.

O post L4S: novo padrão de internet está em desenvolvimento e promete apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »