Mundo

Segundo grupo de brasileiros e parentes palestinos retirados de Gaza chega ao Brasil


Nova leva é formada por 48 pessoas, a maioria palestinos parentes de brasileiros que já foram repatriados. Segundo grupo de brasileiros e parentes palestinos retirados de Gaza chega ao Brasil
GovBR/FAB
O segundo grupo de brasileiros e parentes palestinos retirados da Faixa de Gaza pelo Itamaraty chegou ao Brasil na madrugada desta segunda-feira (11). No total, 48 pessoas foram retiradas do território que é cenário de uma guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas.
O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que trouxe a turma pousou em Brasília pouco antes das 4h da manhã (horário local), após um voo sem escalas que partiu de Cairo, no Egito, na noite de domingo (10).
O grupo conseguiu deixar a Faixa de Gaza na manhã de sábado (9), pela cidade fronteiriça de Rafah, situada na divisa entre o sul do território palestino e o nordeste do Egito. De lá, eles foram levados até o Cairo e, então, se encaminharam para o Brasil.
O primeiro grupo resgatado pelo Itamaraty tinha 32 pessoas e chegou ao Brasil em 13 de novembro.
Grupo resgatado
O embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, disse ao g1 que o grupo resgatado tem mais palestinos que brasileiros, já que muitos são parentes de pessoas que deixaram o território na primeira leva. São 37 palestinos e 11 binacionais brasileiro-palestinos.
O grupo conta com 27 crianças e adolescentes, 17 mulheres (duas idosas) e quatro homens adultos.
Inicialmente, o Brasil apresentou uma lista solicitando o resgate de 102 pessoas neste segundo grupo. No entanto, 24 nomes foram vetados por Israel e Egito — os dois países revistam e autorizam quem pode ou não sair da Faixa de Gaza.
Até a última atualização desta reportagem, o governo brasileiro não havia informado os motivos para vetar os 24 nomes. Entre eles, sete têm cidadania brasileira.
O grupo passará pelo menos dois dias em Brasília antes de seguir para abrigos ou para a casa de parentes. O governo fornecerá alimentação, apoio médico e psicológico para os repatriados. Quem precisar terá a carteira de vacinação atualizada.
Brasileiros e palestinos que Itamaraty retirou da Faixa de Gaza embarcam em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) no aeroporto do Cairo, no Egito, para o Brasil, em 10 de dezembro de 2023.
Ministério das Relações Exteriores/ divulgação
Crianças de 2º grupo retirado pelo governo brasileiro da Faixa de Gaza conversam com militar do Brasil no controle fronteiriço do Egito, em 9 de dezembro de 2023.
Itamaraty

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »