Guarujá

2ª Festa da Pitanga acontece neste sábado

Há mais de 10 anos a Pitangueira se tornou a árvore símbolo de Guarujá

A 2ª Festa da Pitanga de Guarujá acontece neste sábado (16), a partir das 16 horas, no Centro de Convenções do Casa Grande Hotel Resort & Spa (Avenida Miguel Estéfno, 1.001 – Praia da Enseada). O evento escolherá a melhor sobremesa e o melhor drink de pitanga. Além do concurso, o público poderá apreciar música boa, praça de alimentação e brinquedos infantis. A entrada é gratuita e ainda haverá a tradicional distribuição de mais de mil mudas da árvore.

Há mais de 10 anos a Pitangueira se tornou a árvore símbolo de Guarujá. Por isso, em 2022, a Festa da Pitanga foi instituída no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Município, tornando-se um evento anual.

A iniciativa é realizada pela Prefeitura, por meio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), secretarias municipais de Turismo (Setur) e Meio Ambiente (Semam) e Associação Comercial e Empresarial de Guarujá (Aceg).

Guarujá e as pitangueiras

A história de Guarujá e as pitangas se entrelaçam desde os primeiros tempos da Ilha de Santo Amaro, quando pomposas pitangueiras floresciam nas calçadas e quintais das casas de veranistas, que existiam na área urbana. A presença das pitangueiras era uma característica local tão presente, que deu nome a uma das principais praias da Cidade.

A partir do progresso urbano, a árvore foi desaparecendo aos poucos. Com a proposta de resgatar o significado especial que a fruta tem para quem vive em Guarujá desde a década de 1940, um antigo munícipe, João Laerte Sachs, idealizou o projeto ‘Pitanga das Pitangueiras’.

Desde a primavera de 2010, Laerte distribui para moradores e visitantes 300 mudas da árvore frutífera, na Praça dos Expedicionários, com instruções para cultivo e cuidados. São 10 anos de disposição e empenho para que a pitangueira volte a fazer parte da trajetória de desenvolvimento de Guarujá.

The post 2ª Festa da Pitanga acontece neste sábado first appeared on Prefeitura Municipal de Guarujá.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »