Geral

Veículos são multados por excesso de emissão de fumaça preta no Porto de Santos, SP


Segundo a Cetesb, aproximadamente 350 motoristas passaram pelo ponto de fiscalização e 17 foram autuados. Escala de Ringelmann foi um dos métodos utilizado durante a fiscalização no Porto de Santos, SP
Cetesb/Divulgação
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a Autoridade Portuária de Santos (APS) multaram 17 veículos na zona portuária da cidade, nesta terça-feira (12). Eles foram autuados pela alta emissão de ‘fumaça preta’ derivada do motor a diesel.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo a Cetesb, aproximadamente 350 veículos passaram pelo ponto de fiscalização na Avenida Eduardo Palassim Guinle. Além das autuações, os técnicos do órgão orientaram os motoristas sobre a importância de manterem os motores regulados e, com isso, evitar a emissão excessiva de fumaça preta.
A multa é considerada uma infração ambiental, já que pode afetar a qualidade do ar. O valor é de R$ 2.055,60, podendo dobrar em caso de reincidência. Caso seja a primeira vez, o proprietário do veículo pode solicitar a redução de 70% do custo com a condição de comprovar a manutenção do motor.
A fiscalização foi a última de 2023. Durante o ano, conforme divulgado pela Cetesb, 3,8 mil veículos foram autuados em duas operações no Porto de Santos e três comandos nas principais rodovias do Estado de São Paulo.
Veículos são multados por excesso de emissão de fumaça preta no Porto de Santos, SP
Cetesb/Divulgação
Métodos
A Cetesb informou ao g1 que a fiscalização foi feita com a Escala de Ringelmann. O método consiste em uma lâmina de papel circular dividida em cinco partes, cada uma com uma tonalidade de cinza. Ao aproximá-la da fumaça, a cor determina o padrão da emissão. (veja na foto do início da matéria)
Outros veículos, no entanto, foram fiscalizados pelo método da opacidade. Por meio de um feixe de luz, o opacímetro [equipamento eletrônico] avalia a densidade da fumaça, que é coletada por uma sonda colocada no tubo de escapamento.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »