Guarujá

Defesa Civil descarta onda de calor na Baixada Santista, mas alerta para altas temperaturas; entenda


Segundo o órgão municipal, a previsão é de tempo quente para os próximos dias. Meteorologista explica o termo ‘onda de calor’. Defesa Civil estadual emitiu um alerta que inclui onda de calor para algumas cidades.
Silvio Luiz/A Tribuna Jornal
A Baixada Santista está sob alerta de altas temperaturas, devido a uma massa de ar quente, entre esta quinta-feira (14) e sábado (16). Segundo divulgado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo e centros de previsão meteorológica, uma onda de calor agirá sobre várias cidades paulistas, mas não deve atingir Santos e as outras cidades da região (veja abaixo).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
De acordo com o órgão estadual, os termômetros na Baixada poderão atingir 31°C no período. Ao g1, o meteorologista Franco Cassol, da Defesa Civil de Santos, tranquilizou a população e explicou que as regiões mais afetadas estão no interior do Brasil, como Goiás, Mato Grosso e o interior paulista.
“Aqui no litoral já está esquentando, no começo da semana as temperaturas foram mais amenas. Ontem [quarta-feira], a máxima já chegou a 30°C em Santos. De quinta-feira a pelo menos terça-feira que vem, as temperaturas máximas devem chegar a 32°C, 33°C na região. Então, serão dias quentes com bastante sol, em quase todos os dias”, disse.
Dentro da normalidade
Apesar da necessidade de se proteger do calor, a previsão indica que não haverá temperaturas fora do normal, levando em conta a época do ano. O especialista afirma que a média é de 30°C.
Ele ressaltou que, ao ouvir o termo “onda de calor”, a população tende a acreditar que os termômetros subirão de forma extrema. Isso ocorrerá em algumas cidades do estado, mas não na Baixada Santista.
“A onda de calor é estabelecida quando a temperatura fica, pelo menos, 5°C acima da média durante, pelo menos, 3 dias seguidos. Então, teria que ser ao menos mais de 34°C, 35°C para ser oficialmente uma onda de calor. Não é o caso”, completou.
Com máximas entre 32°C e 33°C a partir desta quinta, as mínimas na Baixada Santista poderão chegar a 24°C ou 25°C até a próxima segunda-feira (18).
Como enfrentar o calor?
Para enfrentar as altas temperatura de forma saudável, é necessário cuidar principalmente da alimentação e evitar uma desidratação. Alimentos com maior concentração de água são os mais recomendados, incluindo a ingestão de água, frutas, legumes e verduras na rotina pessoal.
Como forma de proteção, é possível usar óculos de sol, chapéus, camisas, de preferência aquelas que tenham um tecido que confere algum tipo de proteção, com filtros solares, de preferência de fator alto, 70, 90. É muito importante que se use bastante hidratação, seja tópica, com hidratantes leves, e via oral, com dois ou três litros de água por dia.
A Defesa Civil recomenda cuidado redobrado para as pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças, gestantes ou que tenham algum tipo de comorbidade.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »