Tecnologia

Quanto tempo leva para zerar todos os jogos de Zelda?

The Legend of Zelda, uma das franquias mais icônicas do mundo dos videogames, cativa jogadores há décadas com suas narrativas envolventes, personagens carismáticos e desafios intrigantes. Com uma série tão extensa, surge a curiosidade natural: quanto tempo seria necessário para zerar todos os jogos de Zelda? Neste mergulho no universo de Hyrule, exploraremos cada título, desde os clássicos até os mais recentes, desvendando o tempo estimado para completar essa jornada épica.

Leia também:

O legado de Zelda: Uma breve visão geral

Os jogos de Zelda são conhecidos por serem relativamente extensos se comparados a outros jogos de aventura, isso por que ele estimula o jogador a explorar e de fato conhecer a Hyrule, onde Link e seus amigos vivem. Além disso, os jogos da franquia também são conhecidos por não possuírem caminhos muito claros até missões e coisas do tipo, realmente exigindo que o jogador se aventure pelo mundo do jogo.

Tendo isso em mente, reunimos todos os 19 jogos principais da franquia, excluindo remakes/remasters e spin-offs da série nesse ponto, e calculamos o tempo médio para terminar cada jogo, tanto levando em conta somente o modo história do jogo, como quantas horas seriam suficientes para fazer o 100%.

A jornada épica começa: Tempo para cada jogo

  • The Legend of Zelda (1986): O título que deu início à saga, apresentando Link, Zelda e a Triforce. Com uma abordagem não linear, explorar Hyrule pela primeira vez pode levar cerca de 8 horas, mas caso os jogadores busquem o 100%, ainda que ele não ofereça tantos bônus, poderá levar 10 horas.
  • Zelda II: The Adventure of Link (1987): Esta sequência direta do primeiro jogo mudou a fórmula que os jogadores conheceram no primeiro jogo para algo mais linear e tanto para a história como para o 100% os jogadores podem esperar 11 horas de jogatina.
  • A Link to the Past (1991): Um dos jogos que pode ser considerado como a explosão da franquia Zelda de fato, ainda no Super Nintendo, requer do jogador 15 horas de gameplay. Mas aqueles que quiserem ir além, podem chegar até as 18 horas de jogo.
  • Link’s Awakening (1993): A versão original para Game Boy oferece uma experiência compacta, com tempo médio de conclusão de 15 horas, ou então, as 19 horas para o 100%
  • Ocarina of Time (1998): Considerado por muitos jogadores como o melhor jogo de todos os tempos, Ocarine of Time marca a entrada de Link no universo 3D e pode exigir dos jogadores 27 horas para ser finalizado, ou então 39 horas até o 100%
  • Majora’s Mask (2000): Sendo uma sequência direta de Ocarina of Time, Majora’s Mask é uma experiência única graças ao seu ciclo de três dias do jogo. Com isso, os jogadores podem levar pouco mais de 21 horas para terminar a história e 32 horas até completar tudo o que o jogo apresenta.
Zelda: Majora's Mask
Zelda: Majora’s Mask. Imagem: Divulgação
  • Oracle of Ages e Oracle of Seasons (2001): Estes jogos interconectados para Game Boy Color oferecem diferentes perspectivas. No caso de Oracle of Ages, os jogadores podem esperar 16 horas de história, ou 21 horas para o 100%, enquanto em Oracle of Seasons o tempo é pouca coisa maior, com 17 horas para a história e 24 para completá-lo totalmente.
  • Four Swords (2002): Esse é um dos jogos relativamente mais curtos de Zelda, tendo apenas 3 horas de duração, ou as 13 horas para o 100%
  • The Wind Waker (2002): Dividindo os jogadores e fãs de Zelda graças ao seu estilo gráfico único e destoante da série, Wind Waker pode ser terminado com 26 horas de jogo, ou então, com as 42 horas até o seu 100%.
  • Four Swords Adventures (2004): Esse é um dos jogos mais curiosos de Zelda, tendo uma dinâmica completamente diferente dos demais ele exige 15 horas de jogatina para ser terminado, e apenas mais 60 minutos para o 100%. Ele é uma versão estendida do jogo de 2002.
  • The Minish Cap (2004): Uma das melhores aventuras de Link nos portáteis da Nintendo pode oferecer bastante diversão aos jogadores, com cerca de 16 horas para finalizar a história, ou 26 horas para o 100%
  • Twilight Princess (2006): Esse é provavelmente o game mais sombrio da franquia Zelda, tendo um estilo bem diferente dos demais. Aqui, os jogadores poderão levar em média 38 horas para finalizá-lo, ou então cerca de 56 para desfrutar de tudo o que o jogo oferece.
Capa do jogo Twilight Princess / Crédito: NIntendo (Divulgação)
  • Phantom Hourglass (2007): Esse título de Zelda desenvolveu mecânicas únicas graças ao uso que o Nintendo DS permitia na época. Nessa aventura de Link, os jogadores podem levar 17 horas para a história, ou 31 horas, praticamente o dobro, para alcançar o 100%
  • Spirit Tracks (2009): A sequência direta de Phantom Hourglass continuou elevando a franquia Zelda. O jogo também para DS, oferece uma experiência similar, com um tempo estimado de 20 horas de história e 32 horas até completá-lo totalmente.
  • Skyward Sword (2011): A aventura que é cronologicamente a primeira do universo da franquia Zelda requer aproximadamente 31 horas de gameplay para ser finalizado, ou um total de 42 para fazer tudo o que o jogo oferece.
  • A Link Between Worlds (2013): Este título para 3DS, inspirado em A Link to the Past, pode ser concluído em 16 horas de jogatina, ou então para o 100% ele exigirá 23 horas de jogo.
  • Tri Force Heroes (2015): Lançado para 3DS, esse Zelda oferece uma experiência bem divertida e surpreende tendo apenas 15 horas de modo história, mas impressionantemente podendo levar 56 horas para ser feito absolutamente tudo no jogo.
  • Breath of the Wild (2017): Esse jogo revolucionou a série, sendo considerado por muitos também um dos melhores jogos da franquia Zelda, levando 50 horas para completar o modo história e cerca de 190 horas para explorar tudo o que jogo pode oferecer.
  • Tears of the Kingdom (2023): A continuação direta de Breath of the Wirld refinou ainda mais a aventura do jogo anterior e pode exigir cerca de 59 horas para cumprir o modo história, e incríveis 236 horas para o 100%.
Cena da continuação de Breath of the Wild mostra Link atravessando superfície em uma aparente masmorra no céu
Crédito: Nintendo/Divulgação

Como você pôde ver, os jogos da franquia podem ser um tanto quanto extensos, ainda que ajam títulos mais curtos e mais longos a serem jogados. Em resumo, para os jogadores que desejam finalizar todos os jogos da franquia Zelda, mas não estão preocupados em consumir cada detalhe e coletar todos os bônus, serão necessárias 436 horas de pura gameplay e história.

Mas para usufruir de absolutamente tudo que cada jogo da franquia têm a oferecer, ai as coisas mudam de figura, pois seriam necessárias impressionantes 937 horas para fazer 100% em todos os jogos, o que são pouco mais de 39 dias ininterruptos de jogatina.

Zerar todos os jogos de Zelda é uma empreitada monumental, repleta de desafios, descobertas e nostalgia. Desde os primeiros dias no NES até a vastidão de Breath of the Wild e Tears of the Kingdom, cada título contribui para o rico universo de Zelda.

Vale lembrar, que o tempo necessário para completar essa jornada varia amplamente, dependendo da experiência do jogador, do estilo de jogo e do grau de exploração desejado, sendo essa uma média geral apresentada por outros jogadores. Seja você um fã de longa data ou alguém pronto para embarcar pela primeira vez no reino de Hyrule, a magia de Zelda aguarda, oferecendo uma jornada que transcende o tempo.

O post Quanto tempo leva para zerar todos os jogos de Zelda? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »