Tecnologia

O que é Snapdragon? Conheça a linha de processadores da Qualcomm

Os processadores Snapdragon estão entre os principais chips que equipam os celulares Android e outros dispositivos móveis com o sistema operacional da Google. Fabricados pela Qualcomm, os componentes são definidos como “sistema em um chip” – do inglês system-on-chip, ou SoC – pois conseguem lidar com diversas demandas em uma única peça.

Nas linhas a seguir, o Olhar Digital explica o que são os chips Snapdragon e mostra por que eles podem ser considerados um dos melhores componentes para celulares, atualmente.

Leia também:

O que é Snapdragon?

Os chips Snapdragon existem desde 2007 e podem ser encontrados em smartphones de fabricantes como Samsung, por exemplo. A sul-coreana utiliza processadores da Qualcomm em aparelhos da linha Galaxy S em diversos mercados, incluindo o Brasil. O Galaxy S23 Ultra, inclusive, é equipado com o Snapdragon 8 Gen 2 – o componente mais poderoso e atualizado da linha no ano de 2023.

Além de equiparem os celulares topo de linha, os processadores Snapdragon também estão em aparelhos de várias faixas de preço, como Moto G42, da Motorola, e o Poco X5 Pro, da Xiaomi.

Galaxy S23 Ultra (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Galaxy S23 Ultra (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

Todas as linhas de chips Snapdragon são sistemas em um chip e funcionam como os processadores tradicionais de computador, mas são menores para caberem em dispositivos móveis. Nos celulares, por exemplo, o componente funciona como o coração do aparelho, sendo responsável por organizar e realizar todas as demandas do sistema operacional.

A função de um SoC inclui gerir funcionamento geral do sistema, renderização de gráficos, conexão com a Internet, recursos de segurança, câmeras e até recursos de inteligência artificial.

A linha Snapdragon é uma das diversas opções de sistemas em um chip do mercado. Outras fabricantes de SoCs são Mediatek, Huawai e até Apple. Todos os modelos funcionam de forma parecida, tendo diferenças no desempenho geral e velocidade de processamento das tarefas.

Por que Snapdragon é melhor?

Apesar de funcionarem de forma semelhante aos outros SoCs do mercado, os chips Snapdragon têm alguns recursos exclusivos que os tornam favoritos das fabricantes de celulares. Alguns exemplos são alto desempenho, eficiência energética, conexões de 5G e Wi-Fi mais velozes e carregamento rápido.

Montagem com processadores Snapdragon G e dispositivos portáteis
(Imagem: Divulgação/Qualcomm)

Além disso, os chips Snapdragon têm as funções Snapdragon Elite Gaming, que aprimora o desempenho dos jogos no celular, e Snapdragon Sound, que busca gerar sons com qualidade de estúdio.

Essas vantagens fazem com que as fabricantes escolham os chips Snapdragon para equipar os celulares topo de linha, já que são os modelos mais poderosos e voltados para um público exigente.

Contudo, todos esses recursos avançados dos processadores da Qualcomm têm um custo, tornando os componentes mais caros em comparação com os processadores da Mediatek, por exemplo.

O post O que é Snapdragon? Conheça a linha de processadores da Qualcomm apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »