Após ter perfil no X hackeado, Janja critica Elon Musk e promete processar rede social
Uma semana após ter a conta no X, antigo Twitter, hackeada, a primeira-dama Rosângela da Silva (conhecida como Janja) criticou a lentidão da rede social para resolver o problema. Ela ainda prometeu processar Elon Musk, dono da empresa. As declarações foram dadas durante participação junto ao presidente Lula em um programa semanal promovido pelo próprio governo federal.
Leia mais
- Janja: perfil de primeira-dama no X é hackeado
- Janja hackeada: dois suspeitos estão no centro das investigações
- Ataques cibernéticos aumentam em 2023; veja principais erros de cibersegurança
Processo contra Elon Musk e regulação das redes sociais
Além de criticar Elon Musk, Lula e Janja aproveitaram o caso para defender a regulação das redes sociais.
O que aconteceu com a Janja foi importante porque chama a atenção para outras coisas. Um dos moleques que atacaram ela era um moleque de 17 anos. A violência contra meninas é uma coisa absurda. Nós vamos ter que fazer uma regulação séria. Não só para o país, mas para o mundo. Como a gente vai fazer isso sem censura é um desafio. A TV tem regulação, e esse cidadão [Elon Musk] nem paga imposto no país.
Lula, presidente do Brasil
Janja ainda prometeu processar Elon Musk. Ela afirmou que não sabe se terá que ingressar com a ação no Brasil ou nos Estados Unidos, mas que vai levar o caso à justiça.
O que aconteceu na semana passada foi muito mais invasivo. Foi tão difícil para o Twitter congelar a minha conta, uma hora e meia. Por uma hora e meia o senhor Elon Musk ficou muito mais milionário com aquele ataque. Não é só a regulação das redes, mas a gente precisa discutir a monetização das redes sociais. Porque hoje, não importa se é do bem ou do mal, eles ganhando dinheiro, eles estão bem.
Janja, primeira-dama
As informações são do Valor Econômico.
Relembre o caso
- No dia 11 de dezembro, o perfil no X de Janja foi hackeado.
- O ataque foi identificado pela Polícia Federal logo após ter ocorrido e a conta dela já foi recuperada.
- Durante o período de uma hora e meia no qual a conta permaneceu sob o controle dos hackers, foram feitas postagens misóginas e ofensivas contra ela, Lula e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
- Um adolescente de 17 anos de Sobradinho (DF) e João Vitor Ferreira, de 25 anos, de Ribeirão das Neves (MG), são os principais suspeitos e foram alvos de mandados de busca e apreensão realizados pela PF.
- O menor de idade é suspeito de realizar a invasão cibernética.
- Já Ferreira, conhecido como “Maníaco”, produzia conteúdo misógino e racista, incluindo apologia ao nazismo e violência contra mulheres e pessoas negras na internet.
- As investigações continuam para identificar outros possíveis responsáveis pelo ataque e avaliar as ações legais apropriadas.
O post Após ter perfil no X hackeado, Janja critica Elon Musk e promete processar rede social apareceu primeiro em Olhar Digital.