Tecnologia

Após ter perfil no X hackeado, Janja critica Elon Musk e promete processar rede social

Uma semana após ter a conta no X, antigo Twitter, hackeada, a primeira-dama Rosângela da Silva (conhecida como Janja) criticou a lentidão da rede social para resolver o problema. Ela ainda prometeu processar Elon Musk, dono da empresa. As declarações foram dadas durante participação junto ao presidente Lula em um programa semanal promovido pelo próprio governo federal.

Leia mais

Processo contra Elon Musk e regulação das redes sociais

Além de criticar Elon Musk, Lula e Janja aproveitaram o caso para defender a regulação das redes sociais.

O que aconteceu com a Janja foi importante porque chama a atenção para outras coisas. Um dos moleques que atacaram ela era um moleque de 17 anos. A violência contra meninas é uma coisa absurda. Nós vamos ter que fazer uma regulação séria. Não só para o país, mas para o mundo. Como a gente vai fazer isso sem censura é um desafio. A TV tem regulação, e esse cidadão [Elon Musk] nem paga imposto no país.

Lula, presidente do Brasil

Janja ainda prometeu processar Elon Musk. Ela afirmou que não sabe se terá que ingressar com a ação no Brasil ou nos Estados Unidos, mas que vai levar o caso à justiça.

O que aconteceu na semana passada foi muito mais invasivo. Foi tão difícil para o Twitter congelar a minha conta, uma hora e meia. Por uma hora e meia o senhor Elon Musk ficou muito mais milionário com aquele ataque. Não é só a regulação das redes, mas a gente precisa discutir a monetização das redes sociais. Porque hoje, não importa se é do bem ou do mal, eles ganhando dinheiro, eles estão bem.

Janja, primeira-dama

As informações são do Valor Econômico.

Primeira-dama Janja e presidente Lula criticaram Elon Musk e defenderam regulação das redes sociais (Imagem: Antonio Scorza/Shutterstock)

Relembre o caso

  • No dia 11 de dezembro, o perfil no X de Janja foi hackeado.
  • O ataque foi identificado pela Polícia Federal logo após ter ocorrido e a conta dela já foi recuperada.
  • Durante o período de uma hora e meia no qual a conta permaneceu sob o controle dos hackers, foram feitas postagens misóginas e ofensivas contra ela, Lula e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
  • Um adolescente de 17 anos de Sobradinho (DF) e João Vitor Ferreira, de 25 anos, de Ribeirão das Neves (MG), são os principais suspeitos e foram alvos de mandados de busca e apreensão realizados pela PF.
  • O menor de idade é suspeito de realizar a invasão cibernética.
  • Já Ferreira, conhecido como “Maníaco”, produzia conteúdo misógino e racista, incluindo apologia ao nazismo e violência contra mulheres e pessoas negras na internet.
  • As investigações continuam para identificar outros possíveis responsáveis pelo ataque e avaliar as ações legais apropriadas.

O post Após ter perfil no X hackeado, Janja critica Elon Musk e promete processar rede social apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »