Mundo

Hamas divulga vídeo de reféns israelenses implorando por libertação


Nas imagens, três idosos aparecem com barbas longas, magros e abatidos. Três reféns israelenses aparecem em imagens do Hamas em um local indicado como Gaza, nesta imagem obtida de um vídeo divulgado em 18 de dezembro de 2023.
Hamas Military Wing/Handout via REUTERS
O braço armado do Hamas postou uma gravação no Telegram nesta segunda-feira (18) em que três reféns, idosos israelenses, aparecem pedindo por sua libertação. Israel denunciou a mensagem como um “vídeo criminoso e terrorista”.
Os três homens foram identificados por Israel como Chaim Peri, de 79 anos, Yoram Metzger, de 80 anos, e Amiram Cooper, 84 anos. Eles foram sequestrados pelo Hamas há mais de 10 semanas, juntamente com outras 240 pessoas.
No vídeo, os homens aparecem com barbas longas, magros e abatidos. Sentado no meio, Peri fala para a câmera, dizendo que ele e outros reféns idosos que têm problemas de saúde estão “sofrendo muito em condições muito duras”.
“Somos a geração que construiu as bases para a criação de Israel. Fomos nós que iniciamos as Forças de Defesa de Israel (IDF, em inglês). Não entendemos por que fomos abandonados aqui”, disse ele. “Vocês têm que nos libertar daqui. Não importa o custo. Não queremos ser vítimas como resultado direto dos ataques aéreos militares das IDF. Liberte-nos sem condições. Não nos deixe envelhecer aqui.”
A nora de Metzger, Ayala Metzger, disse que sentiu alegria e choque ao ver o vídeo.
“Foi uma alegria vê-los vivos por um momento”, disse ela, mas acrescentou: “Foi chocante vê-los assim”, com a barba crescida, tendo perdido peso e parecendo fracos e pálidos.
O porta-voz militar, Daniel Hagari, disse que as imagens mostram “a crueldade do Hamas contra civis muito idosos, inocentes que precisam de cuidados médicos”.
“Chaim, Yoram e Amiram. Espero que vocês me ouçam esta noite”, disse Hagari em um briefing televisionado. “Saibam disso: estamos fazendo tudo, tudo, para que vocês retorne em segurança.”

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »