Geral

4 dicas para ajudar a reduzir a dor no joelho 

O joelho é uma das articulações mais complexas e importantes do corpo humano, sendo responsável por suportar o peso corporal e permitir uma variedade de movimentos, como flexão, extensão e rotação. Sua complexidade anatômica, composta por ossos, cartilagens, ligamentos, tendões, músculos e a presença de estruturas como a rótula, o torna vulnerável a diversas condições dolorosas.

“As causas desse desconforto são extremamente variadas, podendo incluir desde um esforço excessivo durante a prática de exercícios, passando por lesões nas articulações até doenças mais graves, como a osteoartrite […]”, explica o Dr. Marcos Cortelazo, ortopedista especialista em joelho e traumatologia esportiva.

Aliviando as dores no joelho

Conforme explica o médico, de forma geral, os desconfortos que surgem no joelho durante ou após uma atividade física e desaparecem por si só são classificados como dores pós-exercício. Assim, não costumam indicar problemas graves e são, muitas vezes, considerados normais.

Além disso, existem medidas que podem ser adotadas em casa para ajudar a aliviar a dor. “Então, quando o joelho começa a incomodar, o primeiro passo é não ignorar o desconforto. Imediatamente após o joelho começar a incomodar, é possível adotar medidas em casa para ajudar a aliviar os sintomas enquanto você busca um médico”, afirma.

É crucial consultar um médico para obter um plano de tratamento personalizado para a causa específica da dor no joelho Imagem: PeopleImages.com – Yuri A | Shutterstock

RICE (Rest-Ice-Compression-Elevation)

Segundo o Dr. Marcos Cortelazo, o método RICE (Rest-Ice-Compression-Elevation), que consiste em descanso, gelo, compressão e elevação, é uma boa estratégia para aliviar as dores.

“O princípio RICE (Rest-Ice-Compression-Elevation) é uma primeira linha de defesa comum e pode ajudar a reduzir a dor aguda no joelho, além do inchaço e da inflamação que geralmente a acompanham, independentemente da causa”, explica o médico.

Abaixo, veja como colocar em prática o RICE:

  1. Pause qualquer atividade extenuante, especialmente aquelas que causam mais dor no joelho;
  2. Faça compressas com gelo na área afetada pelo menos três vezes por dia durante cerca de 20 minutos;
  3. Enquanto fizer isso, é indicado elevar a perna para que a gravidade possa ajudar a diminuir qualquer inchaço presente na articulação e no membro. “Você também pode apoiar a perna sempre que estiver sentado durante o dia”, diz o médico;
  4. Utilize uma compressão moderada ou uma bandagem ao redor do joelho para ajudar a empurrar o inchaço para fora da área. “Certifique-se de que a compressão seja confortável e não esteja muito apertada para evitar interromper a circulação no joelho”, ressalta o Dr. Marcos Cortelazo.

O uso de uma joelheira também pode ajudar a amenizar a dor no joelho e adicionar suporte às estruturas danificadas na articulação. “Contudo, há evidências mínimas que apoiam o uso de joelheiras para outras condições que causam dor no joelho, como osteoartrite ou degeneração do menisco. Então, a orientação de um médico é importante”, diz o especialista.

Quando procurar um médico

Apesar dessas medidas, é crucial consultar um médico para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento personalizado para a causa específica da dor no joelho. “Isso é especialmente verdadeiro se os remédios caseiros não forem eficazes ou se a dor piorar progressivamente”, afirma o médico.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »