Mundo

Reino Unido enviará navio de guerra para Guiana em meio à tensão com Venezuela


País enfrenta disputa com Venezuela em torno da região de Essequibo, rica em petróleo. HMS Trent faz parte da categoria River Class nas embarcações da Marinha Real Britânica
Site da Marinha Real
O Reino Unido irá enviar um navio de guerra para a Guiana no final deste mês, anunciou o Ministério da Defesa britânico neste domingo, enquanto o país sul-americano enfrenta uma disputa fronteiriça com a vizinha Venezuela em torno da região de Essequibo, rica em petróleo.
O envio ocorre após uma visita de um secretário de Relações Exteriores britânico à Guiana no início deste mês, com o objetivo de oferecer o apoio ao país sul-americano, um aliado e ex-colônia britânica.
A Guiana e a Venezuela concordaram no início deste mês em evitar qualquer uso da força e em não aumentar as tensões na disputa, que é de longa data.
Saiba mais
Países se reuniram com mediação do Brasil
Qual é o jeito certo de se falar Guiana?
Venezuela e Guiana se comprometem a não usar força na disputa por Essequibo
A região de Essequibo, de 160.000 quilômetros quadrados, é geralmente reconhecida como parte da Guiana, mas nos últimos anos a Venezuela retomou a reivindicação sobre o território e áreas offshore após grandes descobertas de petróleo e gás.
O Reino Unido vai enviar o navio de patrulha da Marinha Real HMS Trent, disse o Ministério da Defesa em comunicado, sem se referir à Venezuela ou à disputa.
“O HMS Trent visitará a Guiana, aliada regional e parceira da Commonwealth (associação de países desenvolvida a partir do Império Britânico), no final deste mês, como parte de uma série de compromissos na região durante a implantação da Tarefa de Patrulha do Atlântico”, disse um porta-voz.
Essequibo, a região em disputa por Guiana e Venezuela
BBC

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »