Economia

Brasil tem um tipo de vinho único; saiba qual é e como surgiu


Descubra por que o país começou a produzir a bebida com variedades de uva de mesa. Podcast ‘De onde vem o que eu como’ também explica qual é a diferença entre os vinhos branco, tinto e rosé. Uva Isabel: variedade americana é a mais produzida no Brasil.
Lucas Sinigaglia/ Embrapa
O vinho existe há nove mil anos e surgiu na região onde hoje fica o Irã.
No Brasil, as videiras chegaram em 1532, durante a colonização portuguesa. Mas a produção da bebida só se intensificou com a chegada de imigrantes italianos, no final do século 19. Nessa época surgiu um tipo de vinho exclusivo no país. (leia mais abaixo).
Nesta semana, o podcast De onde vem o que eu como contou essa história e também detalhou qual é a diferença entre os vinhos tinto, branco e rosé. ???? OUÇA e, na sequência, saiba qual tipo de vinho só existe no Brasil:
Vinho de mesa
As uvas viníferas são aquelas usadas tradicionalmente para fazer vinhos. Os frutos dessas variedades são azedos, pequenos, têm a casca mais grossa e menos polpa.
Já as uvas de mesa são ideais para comer in natura, como fruta, por serem mais doces. A variedade Isabel é um exemplo – é a uva de mesa mais produzida no Brasil e consumida na forma de vinhos, sucos, geleias e in natura.
O vice-presidente da Associação Brasileira de Sommeliers em São Paulo, Arthur Piccolomini, explica que em nenhum país do mundo se produz vinho com variedades que não sejam viníferas:
“É uma característica brasileira porque nós tínhamos, no passado, uma dificuldade muito grande em cultivar uvas viníferas no país por causa das condições climáticas. Como a uva de mesa se desenvolveu melhor no Brasil, os imigrantes italianos começaram a fazer vinhos com essas variedades”, detalha.
Segundo Piccolomini, mesmo quando as uvas para vinhos já eram produzidas no Brasil, o hábito de tomar o vinho da uva de mesa continuou. “É um processo cultural muito difícil de superar”, afirma.
LEIA TAMBÉM:
A uva do sertão não tem semente, mas não é transgênica; entenda
Comprou pinheiro de Natal e tem dúvidas de como cuidar? Veja dicas
Vinho é o tema do podcast ‘De onde vem o que eu como’.
Markus Spiske / Unsplash
????OUÇA OUTROS EPISÓDIOS:
????ASSISTA:
De onde vem o vinho
De onde vem a uva de mesa

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »