Guarujá

Nome de Pelé no Porto de Santos ‘vira lenda’ após falta de apelo; entenda


Após a morte do Rei do Futebol, o governo federal tinha anunciado a mudança no nome do maior complexo portuário do país. No entanto, projeto não foi concluído. Governo federal não dará o nome de Pelé ao Porto de Santos, o maior da América Latina
Nirley Sena/Divulgação SPA
Um ano após a morte de Pelé, o projeto que daria o nome do Rei do Futebol ao Porto de Santos, no litoral de São Paulo, perdeu força. Conforme apurado pelo g1, nesta sexta-feira (29), o maior complexo portuário do país não deve se chamar Porto de Santos Pelé, conforme havia sido anunciado após a morte do Atleta do Século XX.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Pelé morreu aos 82 anos, no dia 29 de dezembro de 2022, em decorrência de câncer de colón que havia sido diagnosticado em setembro de 2021. Um dia após a morte, o governo federal aprovou a sugestão do ex-prefeito de Santos e deputado federal eleito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) de rebatizar o porto. No entanto, o projeto não seguiu em frente.
“Ele é o maior ‘produto’ de exportação do País e é uma justa homenagem a quem também escolheu Santos como sua cidade”, disse Paulo Alexandre Barbosa, na ocasião.
Márcio França também utilizou as próprias redes sociais para confirmar a informação e destacar a homenagem ao Rei do Futebol. A promessa era que o anúncio da mudança do nome fosse feito na primeira semana de janeiro de 2023.
Em nota, o Ministério de Portos e Aeroportos informou que a possibilidade de alteração do nome foi considerada no ano passado. Porém, não houve um “apelo social relevante” por parte do setor. Desta forma, perdeu-se o interesse com o tempo.
A Autoridade Portuária de Santos (APS) também negou a mudança no nome do complexo portuário. “A ideia foi aventada em um momento de comoção, mas não foi levada adiante”, explicou, em nota.
Principal porta de entrada e saída do setor produtivo brasileiro com o mercado exterior, o Porto de Santos é considerado o maior da América Latina. Com a mudança no nome, a ideia seria homenagear o atleta que levou o nome de Santos e do Brasil para o mundo.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »