Guarujá

Um ano sem Pelé: relembre o dia que o Brasil perdeu o Rei do Futebol


Esta sexta-feira (29) marca um ano da morte de Pelé, que passou os últimos dias internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (SP). Filha de Pelé postou fotos dos últimos dias no hospital
Arquivo pessoal
A morte de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, completa um ano nesta sexta-feira (29). Aos 82 anos, o Rei do Futebol teve falência múltipla dos órgãos em decorrência de um câncer no cólon. O g1 detalha abaixo todo o tratamento realizado pelo Rei do Futebol, desde a primeira internação até a morte do Atleta do Século, que passou mais de um mês internado no Hospital Israelita Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
31 de agosto de 2021: primeira internação
Pelé foi internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo após exames de rotina apontarem problemas de saúde. Ele foi hospitalizado para passar por exames anuais, que foram adiados em 2020, devido à pandemia da Covid-19.
4 de setembro de 2021: anúncio do tumor no cólon
Aos 80 anos, Pelé anunciou que havia passado por uma cirurgia para remover um tumor no cólon. Segundo o hospital, o tumor foi identificado durante a realização de exames cardiovasculares e laboratoriais de rotina, e o material foi encaminhado para análise patológica.
6 de setembro de 2021: empresário minimizou gravidade
O empresário do ex-jogador, Joe Fraga, disse que o ex-atleta não estava gravemente doente, apesar do longo período no hospital. Entre 2012 e 2019, Pelé esteve hospitalizado seis vezes e realizou cirurgias e tratamentos para infecções e outros problemas de saúde.
14 de setembro de 2021: Alta após 10 dias
Pelé recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em 14 de setembro após 10 dias internado. Ele agradeceu o carinho dos fãs. “Continuo cada dia mais alegre, com muita disposição para jogar 90 minutos, mais a prorrogação. Estaremos juntos em breve”, disse à época.
Pelé durante uma das altas médicas
Reprodução/Instagram
21 de setembro de 2021: Voltou a ser internado e apareceu fazendo exercícios
Internado, o Atleta do Século postou um vídeo, em 21 de setembro, mostrando a recuperação enquanto fazia exercício de fisioterapia no hospital. “Pedalando desse jeito, em breve eu volto pra Santos, não acham?”.
9 de dezembro de 2021: Filha postou nova internação
Após a cirurgia, foram comuns as idas e vindas de Pelé ao hospital. Em dezembro do mesmo ano, a filha Flavia do Nascimento postou uma foto com o pai durante a internação para dar sequência ao tratamento do tumor de cólon.
23 de dezembro de 2021: Alta após 17 dias
Após 17 dias internado, Pelé recebeu alta hospitalar. Ele postou uma foto com a esposa Márcia Aoki durante comemoração do Natal com a família na casa dele em Guarujá.
Pelé passou o Natal ao lado da esposa em Guarujá (SP)
Reprodução
19 de janeiro de 2022: Voltou ao hospital para exames
Pelé deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein para a realização de exames de rotina para dar sequência ao tratamento do tumor no cólon. O hospital informou que as condições clínicas estavam estáveis.
13 de fevereiro de 2022: Internado para sessão de quimioterapia
O ex-jogador foi internado novamente para uma nova sessão de quimioterapia. Nas redes sociais Pelé agradeceu as mensagens de carinho e, com bom humor, afirmou que acompanharia ao Super Bowl.
“Tomara que tenha pipoca para assistir ao Super Bowl logo mais. Estarei vendo a partida apesar do meu amigo @tombrady não estar jogando”, disse.
21 de fevereiro de 2022: Infecção urinária e mais 5 dias internado
Durante a internação, exames de rotina indicaram a presença de uma infecção urinária, fato que estendeu a permanência do ex-jogador no hospital. Ele voltou a receber alta em 26 de fevereiro.
18 de abril de 2022: Internação e alta em três dias
O ex-jogador foi internado novamente e recebeu alta três dias depois, quando fez uma publicação nas redes sociais ao lado da esposa Márcia e da cachorra Cacau.
“A paz de estar ao lado da minha querida esposa Márcia e nossa companheira inseparável Cacau. O tratamento é difícil, mas sentir o amor delas é o melhor remédio. Lar, doce lar”, escreveu Pelé.
Pelé postou uma foto em suas redes sociais com a esposa Marcia e a cachorra Cacau.
Reprodução
5 de agosto de 2022: Pelé lamentou a morte de Jô Soares
Pelé lamentou a morte de Jô Soares, a quem chamou de ‘grande amigo’, e afirmou que adoraria ter sido o apresentador. “Apesar daquela famosa fala do filme, não, eu não sou Jô Soares. Mas como profundo admirador, eu adoraria ter sido”.
29 de agosto de 2022: Desmentiu que estava mal
O Atleta do Século voltou às redes sociais para desmentir informações de que não estaria bem de saúde. No post, ele afirmou que estava bem e tomando conta da saúde. “Eu tive que publicar isso, pois existem notícias falsas circulando sobre este assunto. É claro que eu fico decepcionado, mas isso não vai me abalar. Estou vencendo esta partida. Muito obrigado!”.
1° de setembro de 2022: TJ-SP determinou que Pelé fizesse teste de paternidade
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) determinou que Pelé, aos 81 anos, fosse submetido a um teste de paternidade devido a uma ação de investigação registrada por Maria do Socorro Azevedo. O advogado do ex-jogador informou, à época, que a intimação era um procedimento normal e confirmou que Pelé realizaria o exame.
Rainha Elizabeth II e Rei Pelé, em 1968, quando se conheceram pessoalmente no Rio de Janeiro
Reprodução/Instagram Pelé
8 de setembro de 2022: Rei se manifestou sobre morte da Rainha Elizabeth II
Pelé publicou uma mensagem de luto pela morte da Rainha Elizabeth II. Ele a conheceu em 1968, durante uma visita da monarca ao Brasil. Em junho, já havia usado as redes sociais para parabenizá-la pelo Jubileu de Platina – uma comemoração pelos 70 anos de reinado.
3 de outubro de 2022: Lamentou a morte do ex-pugilista Éder Jofre
O ex-jogador também lamentou a morte, aos 86 anos, do ex-pugilista Éder Jofre. Ele relembrou o encontro memorável entre a dupla há cinco anos no Museu Pelé, em Santos.
23 de outubro de 2022: Celebrou os 82 anos
O Atleta do Século comemorou o aniversário de 82 anos e publicou um vídeo nas redes sociais agradecendo o carinho recebido. “No meu aniversário, eu apenas quero expressar a minha gratidão. A vida é muito boa. Completar 82 anos junto a vocês, com saúde, é o melhor presente”.
Pelé comemorou aniversário de 82 anos
10 de novembro de 2022: Lamentou a morte da Gal Costa
O Rei do Futebol lamentou, em um post nas redes sociais, a morte da cantora Gal Costa. “Ela se despede fazendo o que sempre amou fazer: cantar. Como diz uma das músicas que eu mais gosto de ouvir, que ela interpretou tão bem… Por isso uma força a levava a cantar”.
20 de novembro de 2022: Pelé celebrou os 100 anos da mãe
Pelé celebrou os 100 anos da mãe Celeste Arantes, a quem fez uma homenagem nas redes sociais. “Desde criancinha, ela me ensinou o valor do amor e da paz. Eu tenho muito mais de uma centena de motivos para agradecer por ser o seu filho”.
Mãe de Pelé completou 100 anos e rei do futebol faz homenagem nas redes sociais.
Reprodução/ Instagram
23 de novembro de 2022: Lamentou a morte de Erasmo Carlos
O Rei do Futebol lamentou a morte do cantor Erasmo Carlos aos 81 anos. Em uma postagem, nas redes sociais, ele afirmou que Erasmo era um amigo e que as suas músicas sempre o acompanhavam. “As canções do Tremendão sempre estiveram presentes na minha vida”.
29 de novembro de 2022: Voltou a ser internado para reavaliação do tratamento
Pelé foi internado para reavaliação do tratamento quimioterápico do tumor no cólon. No dia seguinte, o ex-jogador foi encaminhado a um quarto comum, sem necessidade de internação em unidade semi-intensiva ou Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
1° de dezembro de 2022: Visita mensal ao hospital e homenagem no Catar
O ex-jogador usou as redes sociais para afirmar que estava fazendo uma “visita mensal” ao hospital. Ele informou na publicação que é sempre bom receber mensagens positivas, inclusive postou uma imagem de uma homenagem feita a ele no Catar, sede da Copa do Mundo de 2022.
2 de dezembro de 2022: Diagnosticado com infecção respiratória
O Rei do Futebol foi diagnosticado com uma infecção respiratória, que foi tratada com antibióticos. A informação foi divulgada em boletim médico do Hospital Israelita Albert Einstein.
Pelé publicou agradecimento nas redes sociais ao Catar por ter homenageá-lo
Instagram/Reprodução
21 de dezembro de 2022: Progressão da doença oncológica
Pelé apresentou uma “progressão da doença oncológica” [do câncer] e, segundo a equipe médica que o atendia, continuaria internado no Hospital Israelita Albert Einstein para cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca.
29 de dezembro de 2022: Morre Pelé, aos 82 anos
O maior jogador de futebol do mundo morreu aos 82 anos após um mês internado em decorrência ao tumor no cólon.
O ex-jogador Edinho, filho de Pelé, se despedindo do pai durante velório na Vila Belmiro, no dia 3 de janeiro de 2023
Carla Carniel/Reuters
2 de janeiro de 2023: Chegada do corpo à Vila Belmiro e velório
O corpo de Pelé chegou à Vila Belmiro, em Santos, por volta das 4h, para o velório. Autoridades, famosos, atletas e dirigentes de futebol marcaram presença no adeus a Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. A cerimônia durou 24h.
3 de janeiro de 2023: Cortejo do corpo de Pelé
O cortejo do corpo de Pelé em um carro do Corpo de Bombeiros passou por diversas ruas de Santos, inclusive parou em frente à porta da casa de Celeste Arantes do Nascimento, mãe do Rei do Futebol. Por questões de saúde, ela participou do velório na Vila Belmiro. Na sequência, o Rei do Futebol foi sepultado em cerimônia restrita aos familiares.
Cortejo com corpo de Pelé em caminho final antes de chegar a cemitério
Diego Vara/Reuters
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »