Mundo

‘Alta carga de trabalho e estresse’ causaram acidente aéreo do Nepal filmado por passageiro, diz relatório final; relembre caso


Queda de avião, em janeiro de 2023, matou 72 pessoas e foi registrada por passageiro. Relatório apontou ‘erro na identificação e seleção da hélice’, que levou a aeronave e fazer uma manobra errada. Passageiro filma queda de dentro do avião no Nepal
Autoridades nepalesas acreditam que um erro do piloto está por trás do acidente aéreo que matou todas as 72 pessoas a bordo em janeiro de 2023, segundo disse um membro do comitê de investigação à agência de notícias AFP nesta sexta-feira (29).
A queda, o pior desastre aéreo no país do Himalaia desde 1992, foi gravada em vídeo por um dos passageiros (veja vídeo acima).
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O comitê divulgou na quinta-feira (29) um relatório com o resultado das investigações, que indicam que o piloto usou uma alavanca errada. O documento menciona também “fatores humanos, como alta carga de trabalho e estresse, que parecem ter levado a um erro na identificação e seleção da hélice”.
“Tecnicamente, o avião estava em boas condições, mas achamos que uma manobra ruim de origem humana causou a queda”, explicou Buddhi Sagar Lamichhane, secretário adjunto do Ministério da Cultura, Turismo e Aviação Civil do Nepal, ao final de vários meses de investigações.  
O relatório refere-se a uma “operação inadvertida” dos controles que cortaram o impulso do avião, fazendo com que ele perdesse altitude e acabasse caindo.  
A tripulação não havia notado os sinais que os alertavam para parar as hélices, conforme explicado.  
As vítimas
Uma visão geral das pessoas reunidas após a queda de um avião em Pokhara, Nepal, neste domingo (15)
Reuters
O avião, um bimotor ATR 72 pertencente à companhia aérea nepalesa Yeti Airlines e que transportava 68 passageiros e quatro tripulantes, caiu quando ia da capital Katmandu para Pokhara (região central do Nepal), um importante centro de peregrinação.  
Entre as pessoas a bordo estavam seis crianças e 15 estrangeiros.
Um vídeo que viralizou nas redes sociais na época do acidente mostra o avião bimotor virando bruscamente para a esquerda ao se aproximar do aeroporto de Pokhara, seguido de uma forte explosão. 
Crescimento da aviação civil nepalesa
Queda de avião deixa dezenas de mortos no Nepal
A aviação civil nepalesa, essencial para abastecer as regiões remotas do país e transportar praticantes de caminhadas e montanhistas, teve um verdadeiro “boom” nos últimos anos. 
A falta de manutenção dos equipamentos e a aplicação negligente das regras de segurança estão afetando o setor, apesar das recomendações internacionais. A União Europeia baniu todas as transportadoras nepalesas de seu espaço aéreo por motivos de segurança.  
O Nepal tem algumas das pistas de pouso mais remotas e complexas do mundo, ladeadas por picos cobertos de neve que são um desafio até mesmo para os pilotos mais experientes.  
Em 1992, um avião da Pakistan International Airlines caiu na aproximação de Katmandu, matando todos os 167 passageiros, até então o acidente aéreo mais mortal da história do país.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »