Guarujá

Autoridade Portuária de Santos abre chamamento público para interessados em terminal de combustíveis


O STS 08 conta com 168,3 mil m² e está localizado na Alemoa. Segundo a APS, arrendamento da área traz expectativa de geração de novos postos de trabalho no Porto de Santos. APS divulgou edital de chamamento público para interessados na área do terminal no Porto de Santos (SP).
APS/Divulgação
A Autoridade Portuária de Santos (APS) publicou um edital de chamamento público para atrair interessados no arrendamento da área STS 08, destinada à movimentação e armazenamento de granéis líquidos – principalmente combustíveis. O prazo para manifestar interesse é de 30 dias.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo a APS, o STS 08 conta com 168,3 mil m² e está localizado na Alemoa, na margem direita do Porto de Santos. Ele foi a leilão em novembro de 2021, quando não havia interessados. A APS firmará um contrato de arredamento caso haja apenas um ofertante. Já em caso de dois, será feita uma licitação.
“A autoridade portuária pública tem o dever de planejar o crescimento do Porto, uma vez que há um déficit histórico de capacidade instalada para atendimento de granéis líquidos no Porto de Santos”, disse o presidente da APS, Anderson Pomini, por meio de nota.
No edital de chamamento, a autoridade portuária considera que a área exige investimentos destinados à modernização e ampliação da infraestrutura e superestrutura, o que representaria um aumento significativo na capacidade de movimentação de granéis líquidos na região da Alemoa.
“O arrendamento da área STS08 traz expectativa de geração de novos postos de trabalho durante o período contratual, incluindo empregos diretos, indiretos e efeitos na renda”, afirmou Pomini, em nota.
Túnel Santos-Guarujá
Na última quinta-feira (21), a APS também aprovou a contratação da empresa que fará a modelagem do túnel Santos-Guarujá, no litoral de São Paulo. A responsável por elaborar a modelagem jurídica e econômica do túnel será a Fundação Vanzolini, uma organização sem fins lucrativos.
Pomini afirmou, na ocasião, que a largada formal para a obra foi dada após 18 reuniões com as prefeituras de ambas as cidades, além da comunidade portuária e a população regional.
APS aprovou a contratação da Fundação Vanzolini para a tarefa
APS/Divulgação
Em reunião recente com Frente Parlamentar da Ligação Seca (FPLS), ele informou que as obras estão previstas para começar em 2025 e terminar em 2028. Os prazos podem sofrer ajustes a partir da participação do Governo do Estado.
O túnel servirá como ligação seca entre os dois municípios para o deslocamento de veículos, bicicletas e pedestres. A construção do túnel será feita por meio de uma parceria entre o Governo Federal e o Governo de São Paulo.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »