Guarujá

Retroespectiva 2023: luto por Pelé, tremores de terra, Operação Escudo e PIX por engano: relembre os casos de grande repercussão


Confira a retrospectiva dos principais e mais curiosos casos da Baixada Santista e Vale do Ribeira. Retrospectiva g1 Santos: as principais histórias de 2023
Reprodução
O ano de 2023 contou com diversos acontecimentos marcantes para a Baixada Santista e Vale do Ribeira. O g1 selecionou, neste domingo (31), alguns dos principais e mais curiosos casos noticiados no ano. Entre eles estão histórias engraçadas, tremores de terra, o luto pela morte de Pelé e até o ‘Cruzeiro do Neymar’. Confira abaixo os casos em destaque em cada mês do ano.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Janeiro
Rojão mata turista durante Réveillon
Mulher morre ao ser atingida por fogos de artifício em Praia Grande
Uma mulher de 38 anos morreu após um rojão ficar preso no corpo dela e explodir logo após a virada do ano, em Praia Grande (SP) A vítima morava na capital paulista e passava o Ano Novo com a família no litoral paulista (assista acima).
Velório de Pelé
Fãs e torcedores chegam ao velório do Rei Pelé na manhã desta terça-feira (3) em Santos, no litoral de São Paulo.
Ted Sartori/ g1
A despedida de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, aconteceu na Vila Belmiro, nos primeiros dias de 2023. O Atleta do Século morreu aos 82 anos, no dia 29 de dezembro de 2022, em decorrência de câncer de colón que havia sido diagnosticado em setembro de 2021.
Entre as autoridades, estiveram presentes o presidente Lula (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Jogadores e ex-atletas do Santos também compareceram. Mas, a ausência de grandes nomes do futebol brasileiro foi sentida e bastante comentada nas redes sociais.
Presidente Lula deixa velório após prestar homenagens ao Rei Pelé em Santos, no litoral de SP, nesta terça-feira (3)
Carla Carniel/Reuters
Fevereiro
Mulher divulga imagens do próprio estupro
Vítima denunciou o ex-marido por tê-la estuprado diversas vezes enquanto estava dopada
Reprodução
Uma mulher, que acusou o ex-marido de agressão e estupro de vulnerável, divulgou as imagens do momento dos abusos cometidos na cama do casal em Praia Grande (SP). Ela afirmou ter sido estuprada pelo homem enquanto estava desacordada sob efeito de remédios.
Jovem pula de carro em movimento após motorista de app mudar rota
Jovem pula de carro em movimento, em Itanhaém, após motorista de aplicativo desviar rota e dizer que a levaria para chorar em um lugar bonito
Guarda Civil Municipal de Itanhaém/Divulgação e Arquivo Pessoal
Uma jovem, de 21 anos, pulou de um carro em movimento após o motorista de aplicativo, de 54, desviar a rota e dizer que a levaria para “chorar em um lugar mais bonito” em Itanhaém (SP).
Março
Mulheres se distraem dando cantadas em turistas e batem o carro
Mulheres se distraem fazendo cantadas para turistas e batem o carro no litoral de SP
Um carro ocupado só por mulheres bateu na traseira de outro veículo enquanto elas estavam distraídas elogiando dois homens na Praia do Sonho, em Itanhaém (SP). O acidente foi filmado por um dos elogiados, que compartilhou as imagens nas redes sociais (veja acima).
Homem é preso após perseguir menina de 13 anos e tentar puxá-la para o carro
Homem segue adolescente no litoral de SP, a puxa pelo braço para dentro do carro dele
Uma menina de 13 anos foi perseguida por um homem que, antes de tentar puxá-la para dentro de um carro, teria dito uma série de palavras obscenas. O caso aconteceu em São Vicente (SP). O suspeito foi preso pela Polícia Militar, que foi acionada pela família da garota.
Abril
Mar ‘engole’ faixa de areia e assusta banhistas
Maré alta assusta banhistas que estavam na faixa de areia de praia em Guarujá, SP
A alta da maré assustou os banhistas que estavam na praia da Enseada em Guarujá (SP). Imagens obtidas pelo g1 mostram diversas cadeiras sendo arrastadas e as pessoas saindo às pressas da faixa arenosa (veja o vídeo acima).
Homem encontra mãe biológica após anos e descobre que ela era ‘vizinha’
Anderson (de cinza) ao lado da mãe biológica e dos irmãos
Arquivo Pessoal
Anderson Leonardo Ataliba Belo é morador de Santos (SP) e passou anos procurando pela família biológica. Em 2023, ele descobriu que a mulher que o trouxe ao mundo morou durante muitos anos em um bairro perto de onde ele cresceu, e que ela tem o mesmo nome da mãe adotiva: Elaine Cristina.
Médica vai para cima de mãe de paciente e faz ameaça
Médica parte para cima de mãe de paciente e faz ameaças durante atendimento
Uma médica foi para cima da mãe de uma paciente em um pronto-socorro de Itariri (SP). Ao g1, Aldeis Mikie contou que a filha estava com febre e tosse e, por vomitar sempre que toma remédios, decidiu levá-la ao hospital. Assim que explicou à profissional de saúde que a menina vomitava com medicamentos via oral, as agressões verbais e ameaças começaram.
Maio
Objeto não identificado cai do céu, atinge carro e temperatura assusta
Objeto não identificado cai do céu, atinge carro e temperatura assusta: ‘estava fervendo’
Um objeto cilíndrico de metal e com temperatura bastante quente atingiu um carro em Santos (SP). Com a velocidade da queda, o artefato amassou o teto e disparou o alarme do veículo, que estava estacionado na garagem de uma residência. Segundo um laudo da Polícia Civil, trata-se de um cartucho de sinalizador náutico de emergência.
Junho
Moradores relatam tremores de terra no litoral e interior de SP
Vídeo mostra momento do tremor de terra em Iguape, SP
Um forte tremor foi sentido por moradores da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, e do Vale do Ribeira, no interior. O Centro de Sismologia da USP informou que ocorreu um tremor de terra de magnitude 4.0 na escala Richter.
Carro é esmagado por carretas e duas pessoas morrem
Cirurgiã-dentista Stephanie Oliveira, de 24 anos, morreu após o carro em que estava ser esmagado por duas carretas na Via Anchieta, em Cubatão (SP)
Reprodução/Facebook e Nina Barbosa/g1
Duas pessoas morreram após um carro ser esmagado por duas carretas na Rodovia Anchieta, na altura de Cubatão (SP). Segundo apurado pelo g1, outras duas pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para hospitais da região.
Zezé di Camargo para show e desabafa após falhas na voz
Vídeo mostra Zezé Di Camargo antes de desabafo sobre falhas na voz
O cantor sertanejo Zezé di Camargo, que faz dupla com o irmão Luciano, paralisou um show em Praia Grande (SP) e fez um desabafo sobre pessoas que, segundo ele, inventam mentiras sobre a vida de famosos (assista acima).
Julho
PM da Rota é morto e Operação Escudo é instaurada
PM da Rota morto era da capital de SP e estava em serviço quando foi atingido por criminosos
Arquivo Pessoal
O PM da Rota Patrick Bastos Reis morreu após ser atingido por um tiro, durante patrulhamento em Guarujá (SP). Logo após o caso, o governo de São Paulo instaurou a ‘Operação Escudo’ no litoral paulista, que durou 40 dias e resultou em 28 mortes em supostos confrontos com a polícia.
Carteiro some após receber ligação, sair de casa e enviar mensagem de despedida
Wilson Pereira dos Santos, de 45 anos, desapareceu após levar lixo para fora do apartamento onde mora com a esposa
Reprodução
O carteiro Wilson Pereira dos Santos, de 45 anos, desapareceu após ter recebido uma ligação misteriosa e se despedir da esposa em São Vicente (SP). Um corpo foi encontrado e, em dezembro, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo confirmou a identidade.
Agosto
Paulo Roberto Falcão é denunciado por suspeita de importunação sexual
Falcão foi denunciado pelo crime de importunação sexual
A Tribuna Jornal
O ex-jogador da seleção brasileira Paulo Roberto Falcão foi denunciado por suspeita de importunação sexual por uma funcionária do apart hotel onde mora em Santos (SP). Em outubro, o Tribunal de Justiça de São Paulo arquivou o inquérito policial que investigava o caso.
Cantor é preso suspeito de chefiar esquema de tráfico de drogas
Vídeo mostra cantor sendo acordado por policiais durante prisão no litoral de SP
O vocalista da banda Aliados, Gustavo Fildzz, foi preso suspeito de cometer os crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico, em Santos (SP). O artista foi solto em outubro, após a Justiça considerar que não haviam provas suficientes.
Setembro
Banqueiro brasileiro listado na Forbes é achado morto junto com esposa
Binho Bezerra e a esposa, Luciana Bezerra, foram encontrados mortos
Reprodução/Redes Sociais
O empresário José Bezerra de Menezes Neto, o Binho Bezerra, foi encontrado morto junto com a esposa, Luciana Bezerra, intoxicados por gás em um condomínio em Guarujá (SP). A Polícia Civil concluiu que a falta de manutenção em um cano gerou o vazamento.
Corpo é detectado por scanner dentro de contêiner no Porto de Santos
Escaneamento apontou a presença de uma silhueta de corpo humano dentro de contêiner no Porto de Santos, SP
Receita Federal/Divulgação
Um corpo não identificado foi encontrado dentro de um contêiner, no Porto de Santos (SP). O navio que trouxe a caixa metálica ao Brasil veio do porto de Tanger, no Marrocos. A Polícia Federal acionou a Interpol sobre o caso.
Mulher morre afogada após carro cair dentro de piscina de casa
O que se sabe sobre a morte da jovem afogada após carro cair na piscina
Uma mulher, de 22 anos, morreu afogada após um carro cair dentro de uma piscina em Guarujá (SP). Outras duas mulheres estavam no veículo, mas conseguiram se salvar.
Outubro
Decoração de Halloween assusta moradores e mobiliza autoridades
Decoração de Halloween assusta moradores e mobiliza autoridades
Um boneco usado como decoração de Halloween assustou moradores e mobilizou autoridades ao ser confundido com um corpo em Praia Grande (SP). Imagens obtidas pelo g1 mostram o brinquedo pendurado de ponta-cabeça na janela de uma casa (assista acima).
Deputado Da Cunha é acusado de espancar a companheira até ela desmaiar
Deputado Da Cunha é acusado de espancar a companheira Betina, em Santos, SP
Reprodução
O deputado federal Carlos Alberto da Cunha (PP), o delegado Da Cunha, foi acusado de agredir a companheira dentro do apartamento em Santos (SP). A nutricionista Betina Grusiecki registrou um Boletim de Ocorrência por lesão corporal, ameaça, injúria e violência doméstica. Ele nega as acusações.
Novembro
Professora admite ter beijado aluno em mensagem e é demitida
Entenda que se sabe sobre o caso da professora que foi demitida após beijar aluno
Arquivo Pessoal e Reprodução
Uma professora de artes foi demitida após beijar um estudante de 14 anos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola municipal em Praia Grande (SP). A mulher contou sobre o beijo por mensagem de texto enviada a uma aluna. Na conversa, a docente afirmou que queria “transar com ele”.
Empresário recebe PIX de R$ 690 mil por engano e devolve dinheiro
Lealdo dos Santos Souza recebeu R$ 690 mil por engano no Pix
Arquivo Pessoal
Um empresário de Santos (SP) levou um susto ao receber um PIX de R$ 690 mil por engano. Ao g1, Lealdo dos Santos Souza, de 38 anos, contou que achou tratar-se de um golpe. No entanto, ao perceber a confusão, não pensou duas vezes antes de devolver a bolada.
Dezembro
Cruzeiro do Neymar
Navio temático do Neymar fará viagem de cruzeiro de 26 a 29 de dezembro
Divulgação
O cruzeiro ‘Ney em Alto Mar’, do jogador Neymar Jr., partiu do Porto de Santos (SP) com destino a Búzios, no Rio de Janeiro. O ‘evento’ registrou diversas polêmicas, desde falas do craque sobre a compra do Santos F.C. situações inusitadas envolvendo os convidados famosos.
Candidato a prefeito executado
Jornalista e pré-candidato a prefeito de Guarujá (SP) é morto a tiros
O repórter e empresário Thiago Rodrigues, de 34 anos, foi executado a tiros em Guarujá (SP). Ele era pré-candidato a prefeito na cidade pelo partido Rede Sustentabilidade. Dias antes de ser morta, a vítima publicou um vídeo nas redes sociais sobre assassinatos políticos na cidade.
Pai desmaia ao saber que esposa está grávida de trigêmeos
Vídeo mostra momento em que pai descobre que esposa está grávida de trigêmeos e desmaia
Um homem desmaiou ao descobrir que seria pai de trigêmeos durante uma ultrassonografia em Guarujá (SP). O vídeo do médico contando a notícia aos papais de Cubatão (SP) ultrapassa um milhão de visualizações nas redes sociais (veja acima).
Show de Alexandre Pires é cancelado em cruzeiro após homem cair no mar
Show de Alexandre Pires estava previsto no MSC Preziosa na madrugada deste sábado (30)
Reprodução e Sílvio Luiz/A Tribuna Jornal
Um homem caiu no mar durante o cruzeiro ‘Réveillon em Alto Mar’, que partiu do Porto de Santos (SP) em direção ao Rio de Janeiro. Por conta disso, um show do cantor Alexandre Pires foi cancelado no ‘MSC Preziosa’.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »