Tecnologia

SpaceX encerrou 2023 com teste do Starship; assista

A SpaceX encerrou o seu ano de 2023 com um teste duplo de seu megafoguete Starship e do propulsor Super Heavy, compartilhando vídeos impressionantes de ambos os veículos no processo.

O teste duplo dos motores nos gigantes Starship e Super Heavy ocorreu no campo de testes Starbase da SpaceX, em Boca Chica, Texas, na sexta-feira (29 de setembro), à medida que a empresa se prepara para seu terceiro teste de lançamento do Starship, previsto para o início de 2024.

Leia mais:

“Acabamos de concluir o teste de fogo estático do Super Heavy Booster do Voo 3”, escreveu o CEO da SpaceX, Elon Musk, no X (anteriormente Twitter) na sexta-feira. O teste, que durou cerca de 10 segundos, disparou com sucesso todos os 33 motores Raptor do propulsor Super Heavy, que serve como o primeiro estágio do foguete Starship, o maior e mais poderoso do mundo.

A conta oficial da SpaceX no X confirmou o sucesso do teste do Super Heavy Booster 10, bem como um teste separado de um motor Raptor no Starship Ship 28, que será montado no Super Heavy Booster 10 durante o próximo voo de teste. A SpaceX afirmou que o objetivo do teste do Starship era demonstrar as capacidades de reinício do motor Raptor no espaço.

“Acionamento de um único motor Raptor no Starship do Voo 3, demonstrando uma partida semelhante a um voo para uma queima no espaço”, escreveu a SpaceX na postagem no X abaixo, que contém um vídeo do teste.

A SpaceX lançou dois voos de teste do Starship em 2023, primeiro em abril e depois em novembro, embora nenhum dos voos de teste tenha concluído com sucesso seu objetivo de enviar um módulo de estágio superior do Starship ao redor da Terra até um ponto de splashdown no Oceano Pacífico, perto do Havaí, enquanto o primeiro estágio Super Heavy caiu no Golfo do México.

Ensaio de disparo de motores

  • Na quarta-feira, 20 de dezembro, a SpaceX realizou um teste de “disparo estático” com o Ship 28, protótipo de estágio superior que vai ser usado no próximo lançamento do megafoguete Starship.
  • Na ocasião, foram acionados brevemente os seis motores Raptor do veículo enquanto ele permaneceu fixado na plataforma na Starbase, local de lançamento da SpaceX em Boca Chica, no sul do Texas, EUA.
  • O teste também foi feito em preparação para o terceiro lançamento do foguete Starship.
  • Saiba mais sobre o ensaio aqui.

O post SpaceX encerrou 2023 com teste do Starship; assista apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »