Economia

Turismo rural: fazendas do interior de SP atraem visitantes com trilhas e cachoeiras


Ecoturismo da região da Cuesta Paulista atrai milhares de pessoas por ano. Além de ser uma opção de passeio, ajuda na geração de renda para os donos das diversas propriedades. Turismo rural: fazendas do interior de SP atraem visitantes com trilhas e cachoeiras
Reprodução/TV TEM
Para quem gosta de natureza, a Cuesta Paulista é um convite para adentrar as paisagens encantadoras com um clima agradável.
O ecoturismo da região atrai milhares de pessoas por ano, e, além de ser uma opção de passeio para quem busca esse contato com a natureza, ajuda na geração de renda para os donos das diversas propriedades que oferecem trilhas e cachoeiras para os visitantes.
O dinheiro que os proprietários ganham cobrando pelas visitas é investido na própria estrutura do lugar para que fique confortável e atraia cada vez mais turistas, além de conseguir “controlar” a quantidade de pessoas que passam pelo local e manter as áreas de conservação seguras.
Em Botucatu (SP), são mais de 80 cachoeiras, que, em sua maioria, ficam em propriedades particulares. Entretanto, muitos donos das fazendas abrem as porteiras para que os visitantes possam se refrescar. Basta pagar um valor estipulado por eles.
Em uma outra fazenda localizada também na Cuesta Paulista, são mais de cinco cachoeiras, sendo a maior com uma altura de 65 metros, e por isso é obrigatória a visita acompanhada por um guia. Além disso, algumas trilhas exigem um preparo físico melhor, pois são de difícil acesso.
Veja a reportagem exibida no programa em 31/12/2023:
Turismo rural: fazendas do interior de SP atraem visitantes com trilhas e cachoeiras
Depois de todo o esforço para chegar até a cachoeira, muitos turistas costumam levar lanchinhos para fazer um piquenique e passar o dia se refrescando e aproveitando a calmaria que a natureza proporciona.
Muitas propriedades oferecem um espaço para os turistas que desejam acampar pelo local, e o movimento tende a crescer em épocas quentes.
O ecoturismo que a região proporciona é de extrema importância para a preservação da natureza, e para o reconhecimento do interior de São Paulo como destino de passeio.
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »