Tecnologia

Apple pode estar às vésperas de um processo pesado antitruste nos EUA

O Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) pode estar prestes a lançar uma extensa ação antitruste contra a Apple. A big tech vem sendo investigada pelas autoridades há alguns meses e esses trabalhos estão em fase final, segundo informações do The New York Times (NYT).

Vários aspectos têm sido observados pelos investigadores. Incluindo como a Apple impede que rivais usem o iMessage, bem como como o Apple Watch funciona melhor quando usado com o iPhone em comparação com relógios de outras marcas.

Além disso, há suspeitas de que a Apple impede que outros provedores financeiros usem serviços de pagamento específicos do iPhone. De acordo com o NYT, o processo pode ser aberto pelo DOJ ainda na primeira metade deste ano.

Leia também:

Big techs e questões antitruste

A Apple atraiu o escrutínio antitruste várias vezes no passado recente. Em dezembro, por exemplo, os legisladores dos EUA pediram uma investigação do DOJ após a empresa bloquear o aplicativo Beeper, projetado para permitir o uso do iMessage da Apple em dispositivos Android.

As ações da Apple são vistas com muita preocupação no país. Segundo apontam as autoridades norte-americanas, elas podem prejudicar a competição, eliminar escolhas dos consumidores e desencorajar inovações em serviços de mensagens interoperáveis.

A Apple não é a única grande empresa de tecnologia que lida com questões antitruste no momento. A Comissão Federal de Comércio (FTC) abriu um enorme processo antitruste contra a Amazon no ano passado, e o Google concordou em pagar US$ 700 milhões em dezembro para resolver as acusações antitruste. A Microsoft também ainda enfrenta o escrutínio da FTC sobre seu acordo para adquirir a Activision Blizzard.

Via Engadget e The Verge

O post Apple pode estar às vésperas de um processo pesado antitruste nos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »