Tecnologia

Problemas com o backup de conversas do WhatsApp? Veja dicas para otimizar a restauração


Usuários relatam nas redes sociais dificuldade para fazer backup, recurso que recupera e armazena seus dados em outro local. Perda parcial de arquivos, demora para fazer a restauração e uso da memória interna do celular são algumas das complicações. Celular, aplicativo do WhatsApp
Anton/Pexels
O WhatsApp tem um recurso de backup que ajuda a recuperar mensagens e arquivos de conversas, mas nem sempre ele funciona da forma esperada. Nas redes sociais, é possível encontrar relatos de usuários que tiveram problemas para resgatar informações de suas contas.
Alguns problemas encontrados nesses relatos são:
Perda parcial de arquivos quando a pessoa troca de celular: do sistema operacional Android para o iOS, por exemplo;
Demora excessiva para concluir o processo de restauração;
Consumo de parte da memória interna do aparelho; há opção de armazenamento em nuvem.
Veja a seguir dicas para minimizar os problemas. Caso eles persistam, entre em contato com o suporte da plataforma (saiba como no final do texto).
????️ Perda parcial de arquivos
Usuários compartilham nas redes sociais que alguns arquivos não são recuperados quando fizeram backup do WhatsApp ao trocar de celular.
Segundo a Meta, responsável pelo aplicativo de mensagens, os dados podem ser transferidos através do aplicativo Migrar. Nele, há instruções para concluir o processo. Qualquer modelo de transferência além desse pode levar à perda de arquivos.
O backup transfere os dados da conta, incluindo foto do perfil, conversas individuais e em grupo, arquivos de mídia e configurações.
As informações de pagamentos entre usuários e o histórico de chamadas não são transferidas.
A Meta destaca que a transferência de dados só é possível com o mesmo número de telefone, impedindo a migração para outro número.
Caso troque de número telefônico, o usuário precisa mudar essa configuração ainda no aparelho antigo. Com esse ajuste, basta realizar o backup de transferência.
⌛ Como deixar o backup mais rápido
A qualidade da conexão de internet e a quantidade de mensagens podem tornar a criação do backup e a restauração de mensagens mais lenta.
Para agilizar o processo e evitar cobranças por uso de dados móveis (a internet do celular), o recomendado é criar o backup e recuperar conversas pelo Wi-Fi. Por padrão, o WhatsApp só permite fazer isso por meio deste tipo de rede.
Mas o aplicativo também dá a opção de realizar o backup em redes 4G ou 5G, por exemplo. Para isso, é preciso ativar o recurso seguindo este caminho: Configurações > Conversas > Backup de conversas > Fazer backup usando dados móveis.
Outra saída é deixar o backup mais leve, excluindo arquivos que você não quer mais. É possível apagar o conteúdo manualmente nas conversas ou configurar o app para não considerar vídeos no backup, por meio deste caminho: Configurações > Conversas > Backup de conversas > Incluir vídeos.
???? Como economizar ‘memória’
O espaço de armazenamento do celular, mais conhecido como “memória”, pode ficar comprometido se o arquivo com seu histórico de conversas for muito grande.
Para economizar esse espaço valioso, salve o backup no Google Drive, se o aparelho for Android, ou no iCloud, se for um iPhone.
Para configurar o backup com o Google Drive, siga este passo a passo abaixo:
Arte mostrando o passo a passo para ativar o backup do Android no Google Dirve.
Luisa Rivas, g1
Arte mostrando o passo a passo para ativar o backup do Iphone no iCloud
Luisa Rivas, g1
????️ Fale com o suporte do WhatsApp
Há duas opções para entrar em contato com o suporte da plataforma em caso de falhas: pelo próprio aplicativo ou pelo site. O WhatsApp não oferece suporte por telefone.
Para enviar solicitações pelo WhatsApp, siga este caminho: Configurações > Ajuda > Fale conosco. Descreva o problema no campo de mensagem e clique em “Avançar”.
No site:
Entre no site oficial e escolha a opção mais adequada para receber ajuda.
Preencha o formulário com o número do telefone, e-mail e sistema operacional onde o WhatsApp foi instalado.
Depois, escreva a sua solicitação na caixa de texto. Feito isso, basta enviar os questionamentos.
Como se proteger de golpes no WhatsApp
Golpes no Whatsapp: saiba como se proteger

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »