Tecnologia

Carro com ChatGPT, TV transparente e ‘privada que fala’; veja destaques da CES 2024


Maior feira de tecnologia do mundo termina nesta sexta-feira (12) e reuniu cerca de 4 mil expositores. Destaques também inclui novo conceito do ‘carro voador’ da Hyundai. CES 2024
Frederic J. BROWN / AFP
Termina nesta sexta-feira (12) a CES 2024, a maior feira de tecnologia do mundo. O evento reuniu em Las Vegas, nos Estados Unidos, 4 mil expositores, incluindo empresas e startups, além de profissionais da indústria de inovação.
Entre os destaques, estão o novo conceito do “carro voador” da Hyundai e a TV transparente da LG. O evento também apresentou produtos curiosos, como um assento de privada que pode se conectar à Alexa e ao Google Assistente. Confira abaixo alguns destaques da CES 2024.
‘Carro voador’
A Hyundai, por meio de sua divisão de mobilidade aérea Supernal, anunciou o projeto do seu “carro voador” chamado S-A2, que deve ser produzido a partir de 2028 (veja detalhes no vídeo abaixo).
O S-A2 deve ter capacidade para até 4 passageiros, além do piloto, e deverá funcionar como táxi aéreo em grandes cidades, objetivo que está sendo perseguido por outras empresas.
O modelo é elétrico e tem decolagem e pouso verticais (eVTOL), sigla em inglês para veículo elétrico de pouso e decolagem vertical. Ele é uma evolução do S-A1, mostrado pela marca pela primeira vez em 2020.
Hyundai apresenta conceito de ‘carro voador’ na CES 2024
WhatsApp começa a liberar editor de figurinhas no iPhone; veja como usar
Carros com ChatGPT
A Volkswagen anunciou seus primeiros veículos com um assistente de voz que se integra ao ChatGPT, robô da empresa OpenAI capaz de conversar quase como um humano. Com a novidade, motoristas poderão receber conteúdo por voz durante a viagem.
O ChatGPT, integrado nos veículos da Volkswagen por meio de uma parceria com a empresa norte-americana de software Cerence, poderá ser usado para controlar a central multimídia no carro e responder a perguntas de conhecimento geral.
Volkswagen vai oferecer ChatGPT como item de série em seus carros
Divulgação/Volkswagen
TV transparente sem fio
A LG revelou a primeira TV OLED transparente sem fio do mundo. O equipamento contém uma tela OLED 4K transparente e a tecnologia de transmissão de áudio e vídeo sem fio.
Com 77 polegadas, a TV transparente se harmoniza com o ambiente (veja foto abaixo). Praticamente invisível quando desligada, ela ajuda a fazer com que o espaço pareça maior, proporcionando uma sensação de abertura, segundo a empresa.
Primeira Tv OLED transparente sem fio no mundo
Divulgação/LG
Como usar o Celular Seguro, serviço do governo contra roubos de celulares
Vaso sanitário ‘inteligente’
PureWash E930, um vaso sanitário conectado e inteligente que automatiza várias funções para o usuário
Divulgação/Kohler
A fabricante Kohler apresentou um assento “inteligente” para privadas. O PureWash E930, como foi chamado, reconhece comandos de voz e é compatível com plataformas como Alexa e Google Assistente.
É possível pedir, por exemplo, para a tampa abrir ou fechar, bem como realizar uma limpeza da privada. O acessório já está sendo vendido nos Estados Unidos e custa cerca de US$ 2.100 (R$ 10 mil).
Robô que faz tarefas domésticas
A Samsung apresentou uma nova versão de seu robô Ballie, que “anda” sozinho e entende comandos de voz. A ideia da empresa é que ele seja usado para gerenciar eletrodomésticos e realizar tarefas em casa.
Esta é uma nova versão do robô, apresentado pela primeira vez na CES 2020. Ele é programado para gravar hábitos dos usuários e fornecer serviços mais personalizados.
Samsung Ballie
Divulgação/Samsung
LEIA TAMBÉM:
Confira como foi a primeira missão privada para a Lua
Nasa cria robôs ‘humanos’ para ajudar astronautas no espaço; veja vídeo
Conheça o primeiro carro elétrico da empresa chinesa Xiaomi

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »